O Coletivo Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Fetraece organiza vários eventos neste mês para comemorar o 8 de Março, Dia Internacional da Mulher. A maior parte dos STTRs vai organizar palestras e encontros para debater a pauta da Marcha das Margaridas.
As atividades serão realizadas nos municípios de Arneiroz, Catunda, Ipaporanga, Novo Oriente, Santa Quitéria, Banabuiu, Ibicuitinga e Senador Pompeu. Nos municípios de Jardim, Jati, Mauriti e Várzea Alegre, os STTRs vão organizar Manifestações das Margaridas, com caminhadas e atos públicos para dar visibilidade à pauta da Marcha.No município de Madalena, o STTR promove debate com a participação de entidades bancárias e representações políticas. A secretária-geral do sindicato local, Lúcia de Fátima de Almeida, explica que as mulheres vão discutir com os bancos a liberação de crédito para mulheres e criação de um banco comunitário no município.
"Com os vereadores, queremos cobrar soluções para problemas no município e ações para a diminuição da violência contra as mulheres. Também queremos mais valorização do trabalho feminino", explica Lúcia. Em Icó, além de caminhadas, o STTR vai promover apresentação teatral de mulheres trabalhadoras rurais nas ruas do centro da cidade.
Manifestações públicas em defesa dos direitos das mulheres serão realizadas no município de Canindé, onde será feita reunião com representantes do INSS. O STTR de Barreira, em parecia com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, vai promover reuniões em comunidades rurais para divulgar a Lei Maria da Penha.
A Fetraece vai organizar no período de 12 a 14 de março visitas aos acampamentos e comunidades quilombolas da região metropolitana de Fortaleza. Está prevista também audiência com o governador do ea stado, Cid Gomes, e Secretaria do Desenvolvimento Agrário para negociação da pauta da Marcha das Margaridas. A data da audiência ainda não está definida.