Produtores de diversas localidades de Rio Pardo participaram nesta sexta-feira do 3º Simpósio de Diversificação da Pequena Propriedade Rural, na Comunidade Cristo Redentor, na localidade de Cruz Alta, em Albardão. O encontro também contou com a participação de representantes de diversas entidades locais e do Estado. O evento foi uma ferramenta de informação à população do campo. Segundo o assessor de política agrícola da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag), Airton José Hochscheid, proporcionar meios de informar o pequeno produtor é fundamental para o desenvolvimento da agricultura e pecuária no País.
Hochscheid explica que atividades como esta levam até as comunidades as ferramentas necessárias para que o desenvolvimento aconteça. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Aldemir José dos Santos, o Tio Zé, disse que o meio rural precisa ter acesso às pesquisas tecnológicas realizadas nos grandes centros, pois hoje em dia é fundamental ter o conhecimento da produção para saber comercializar. O prefeito Joni Lisboa da Rocha agradeceu aos parceiros e colaboradores que contribuíram para a realização da terceira edição do simpósio. Segundo ele, agregar novas entidades participantes, como o Sebrae e Aracruz, é prioridade, pois esta integração traz ainda mais benefício, tanto para as empresas quanto para os pequenos empresários, que ganham com a diversidade.
As palestras oferecidas durante o encontro debateram questões sobre o meio ambiente, a importância da adubação orgânica no cultivo do solo, dados sobre a produção de leite no Estado e no Brasil, a atuação do Conselho Estadual do Leite (Conseleite), custos do produto, perspectivas e projeções para o mercado nos próximos anos. As redes humanas e a valorização da mulher rural foram abordadas pela psicóloga Stela Maris do Nascimento.
Segundo os organizadores, centenas de pequenos produtores participaram do encontro, que deu continuidade ao trabalho desenvolvido no município em eventos anteriores, como a Expoagro Afubra e o Encontro de Mulheres Rurais durante a programação da 14ª Festa do Peixe. A realização foi da Secretaria de Agricultura de Rio Pardo, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural, Emater/RS-Ascar, Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Associação Pró-desenvolvimento e Grupo de Mulheres Rurais, com o propósito de trazer aos produtores novas alternativas de renda, através de informações atualizadas. FONTE: Gazeta do Sul - 05/04/08