Será uma espécie de escola agrícola que utilizará a pedagogia da alternância para formar técnicos em agropecuária, ligados à agricultura familiar, já com 2º grau, com idade acima de 16 anos e que resida numa das 14 cidades que formam o Território Rural da Estrada de Ferro.
Os alunos ficarão 15 dias escola em regime de internato e 15 dias em casa aplicando na agricultura familiar o que aprendeu.
A escola agropecuária vai utilizar o espaço físico do Ginásio Anchieta ( salas de aula, dormitórios, refeitório, fazenda) e será mantida pela Ubec e pela Inspetoria São João Bosco.
De início serão cem vagas mas, o projeto prevê 240 estudantes. A primeira turma já estará em sala de aula em março de 2008.
A Ubec é a mantenedora da Universidade Católica de Brasília e transferiu sua sede para Silvânia em agosto de 2005. A cidade agora começa a colher os frutos desta transferência.
Além disso o Ginásio Anchieta é um espaço excelente porém, ocioso já que lá funciona uma escola com ensino fundamental e médio e somente na parte da manhã.
Com a instalação do Centro de Agricultura Familiar o Ginásio Anchieta estará servindo mais a comunidade de Silvânia e da região da estrada de ferro.
Além disso o Centro tem o apelo da economia local.
Precisamos parar com a ilusão de trazer grandes empresas para as pequenas cidades como Silvânia. Elas não virão. É ilusão, promessa de campanha política, irresponsabilidade de candidato que não tem o que falar.
As grandes empresas geradoras de empregos diretos e indiretos vão para Anápolis, Goiânia, Aparecida, Catalão. Rio Verde, etc..
Aqui em Silvânia, Vianópolis, Orizona, enfim, o negócio é incentivar a agricultura familiar e as empresas de agronegócio já que a vocação econômica da região é esta. FONTE: Blog do Célio ? GO