Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
SETOR SUCROALCOOLEIRO QUER PARC
Setor sucroalcooleiro quer parceria do Senar para qualificar mão-de-obra
WhatsApp

24 de Janeiro de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
setor sucroalcooleiro quer parc

Redação 24HorasNews

Novos investimentos que demandam capacitação profissional específica confirmam a posição do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-AR/MT) como ferramenta fundamental para garantia do bom desempenho de um empreendimento no estado. Este é o caso da Brenco - Companhia Brasileira de Energia Renovável, empresa que está investindo em Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul na produção de álcool e bioenergia um volume de recursos, que até 2012, é estimado em US$2,2 bilhões.

Para viabilizar a parceria com o Senar-AR/MT na formação profissional rural no setor os diretores da área de Recursos Humanos da Brenco, Humberto Bortoletto e Aparecido Mostaço conversaram com diretores do Sistema Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), nesta quarta-feira (23.01). "O Sistema Famato pode contribuir disponibilizando todo o material que já tem na parte técnica de capacitação e qualificação dos trabalhadores de uma região nova na cultura de cana-de-açúcar", considerou Mostaço em relação a construção de uma unidade da empresa em Alto Taquari (482 km de Cuiabá). "Este é o grande objetivo nosso: levar para Alto Taquari todo este know hall que o sistema possuí, principalmente, no desenvolvimento de cursos e metodologias", afirmou Mostaço.

Segundo os diretores da Brenco, o capital humano é essencial e por isso é preciso formar a mão-de-obra existente na região, melhorando o nível educacional e oferecendo cursos técnicos específicos na formação agrícola e industrial. Duas das dez unidades do grupo Brenco entram em operação em 2009: a unidade de Alto Taquari, em Mato Grosso e a de Morro Vermelho, no estado de Goiás. Cada uma deve esmagar três milhões de toneladas de cana-de açúcar.

O presidente do Senar-AR/MT, Normando Corral lembra que alguns setores exigem que a formação profissional seja realizada pela instituição, "O Senar é uma ferramenta dos produtores rurais e um excelente parceiro para qualificação do trabalhador, com a conseqüente melhoria do nível de emprego e renda, mas também a qualidade dos serviços prestados", ressaltou Corral.

PÓLO INDUSTRIAL - A Brenco é uma das primeiras empresas a investir no setor sucroalcooleiro e de bioenergia a partir da demanda mundial pelo etanol e biocombustível, de um modo geral. A companhia está montando um grande pólo de produção nos três estados da região Centro-Oeste. Sete cidades vão sediar as unidades de produção: Alto Taquari (MT), Morro Vermelho, Mineiros, Perolândia e Itajá (GO), Costa Rica e Parnaíba I e II (MS). Cinco mil hectares de terra estão sendo plantados, os equipamentos para as duas primeiras unidades já foram adquiridos e seis projetos estão em andamento na região.

Em Alto Taquari o investimento na industria, de acordo com Humberto Bortoletto, gira em torno de R$ 300 milhões com a perspectiva de gerar quase 200 empregos diretos e movimentar mais de 1,5 mil pessoas em função do empreendimento. A região, segundo Bortoletto, é considerada viável para o aporte de recursos em função do clima, o aspecto econômico e social e a infraestrutura. "A decisão de operar em um pólo no Centro-Oeste parte do ponto de vista do potencial para a produção mecanizada de cana-de-açúcar nas áreas de planícies. Além disso, saímos da grande concorrência dos estados de São Paulo e Minas Gerais", constatou.

O perfil econômico de Alto Taquari começou a mudar em março de 2007. Para o secretário de Industria, Comércio e Turismo do município, Erocy Scaini, que acompanhou o grupo. Novas empresas estão se instalando e gerando empregos na área de agricultura e de serviços na cidade. Ele estima uma população flutuante em função do empreendimento de cerca de 3,5 mil pessoas. "Muitas vão se fixar no município com o início da operação da industria. É um progresso que nós não esperávamos, mas o Poder Público do município está se preparando para absorver esta demanda com a construção de novas escolas, conjuntos habitacionais, contratação de médicos e ampliação do hospital", garantiu ele. FONTE: 24 Horas News ? MT



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico