Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
CONTAG 60 ANOS
Sessão Solene, Roda de Conversa e Cerimônia marcam a celebração dos 60 anos da CONTAG
WhatsApp

28 de Novembro de 2023


Foto: Luiz Fernandes

A CONTAG completa 60 anos de fundação no dia 20 de dezembro desse ano, mas uma série de atividades foi planejada para o dia 28 de novembro, em Brasília/DF. Pela manhã, foi realizada uma Sessão Solene no Plenário da Câmara dos Deputados, requerida pelo deputado federal Bohn Gass (PT-RS), e prestigiada por vários parlamentares. A Sessão Solene também contou com a presença de representantes de todas Federações e de centenas de Sindicatos.

O presidente da CONTAG, Aristides Santos, destacou alguns fatos importantes dessa trajetória de 60 anos e ressaltou a importância da maior entidade sindical de trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares. “No cenário da fundação da CONTAG, era de ausência de Estado brasileiro para os homens e mulheres do campo e, quando chegava, era através da repressão, seja na luta pela terra ou na luta por direitos. E a fundação da CONTAG perpassa por fundação de Sindicatos, das Ligas Camponesas, de associações de lavradores, da Ultab, do Master, de Federações e, assim, a CONTAG foi fundada reunindo todas essas forças. Ela representa os sonhos e a luta de muitos homens e mulheres do campo, de várias organizações.”


A secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais, também agradeceu o reconhecimento do Parlamento ao homenagear a CONTAG com a realização desta Sessão Solene. "Essa homenagem é um reconhecimento à luta e ao trabalho da CONTAG e é gratificante sermos recebidas neste lugar. Estamos aqui celebrando também os 60 anos de resistência e o importante legado dessa trajetória, no combate às desigualdades, à fome e pobreza, de luta pela autonomia dos territórios e com o protagonismo dos sujeitos, em especial das mulheres, da juventude e da terceira idade".


Representando os trabalhadores assalariados e assalariadas rurais, o presidente da CONTAR, Gabriel Bezerra, parabenizou a CONTAG e destacou a sua importância para os homens e mulheres do campo. "Deixo aqui o nosso reconhecimento e destaco algumas conquistas fruto dessa trajetória que também beneficiaram os assalariados e assalariadas rurais, como as convenções coletivas de trabalho e a Política Nacional para os Trabalhadores Rurais Empregados.”

As centrais sindicais também prestigiaram a sessão e deixaram a sua homenagem à CONTAG. Em nome da CTB, o dirigente Sérgio Miranda ressaltou que, nos últimos 60 anos, não se pode contar a história das principais lutas do País sem reconhecer a contribuição da CONTAG, a exemplo da redemocratização, das Diretas Já, da defesa da democracia e combate ao fascismo. Representando a CUT, a dirigente da FETRAECE Milena Camelo exaltou que a CONTAG é a maior entidade sindical de luta e a única representante dos homens e mulheres do campo.

O deputado federal Bohn Gass, agricultor familiar e filho de agricultores familiares, fez um discurso emocionado, relembrando os vários momentos vividos na luta, das conquistas alcançadas ao longo dessa trajetória, como benefícios previdenciários, e de participação das grandes ações de massa. “É por isso que tenho compromisso com essa história e com as lutas protagonizadas pela CONTAG, que tem grande dado grandes contribuições na conquista de políticas públicas para o campo. Outra política importante é o SUS, conquistada com a Constituição de 1988 e a CONTAG estava nessa luta. As homenagens são importantes, mas só fazem sentido com a reafirmação de compromisso com a pauta da agricultura familiar”, reforçou Bohn Gass.

Os deputados federais Daniel Almeida (PcdoB-BA), Heitor Schuch (PSB-RS), Carlos Veras (PT-PE) Pedro Uczai (PT-SC), Albuquerque (Republicanos-RR), Zé Neto (PT-BA), Gilson Daniel (Podemos-ES), Tadeu Veneri (PT-PR), Welter (PT-PR), Marcon (PT-RS), entre outros, o senador Beto Faro (PT-PA), a deputada estadual Elisângela Moura (PcdoB-PI), o ex-deputado federal e presidente da FETAEMG, Vilson Luiz da Silva, também destacaram, durante a Sessão Solene, a importância da CONTAG e de suas lutas para a garantia de direitos e de políticas como o Pronaf, Previdência, Luz para Todos, Cisternas, Habitação Rural e outras fundamentais para a garantia de vida digna e trabalho decente para os povos do campo, da floresta e das águas.

Roda de Conversa compartilha a história da CONTAG, entrelaçada com a história do Brasil 


Foi com poesia e cantoria que começou mais um dos momentos de celebração do aniversário da CONTAG nesta terça-feira, 28. A Roda de Conversa sobre os 60 anos da Confederação aconteceu durante a tarde, no auditório central, que teve seu palco transformado em uma pracinha para que a conversa acontecesse de forma leve, como em um banco de praça.

Quem conduziu a prosa foi a secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon, e o secretário de Política Agrícola, Alair Luiz dos Santos, que receberam um convidado que tem estudado muito a história de luta da entidade: Givanilson Porfírio. Gil, como é mais conhecido, é assessor da CONTAG e há três anos está desenvolvendo uma pesquisa sobre as origens da organização. Esse estudo rendeu um livro, batizado de "O óleo da lamparina”, que será lançado oficialmente no próximo ano.

Neste momento de prosa, Gil falou sobre os principais marcos da história da CONTAG, que se cruzam com a história do sindicalismo no Brasil, e do reconhecimento da agricultura familiar como setor importante no país. De forma sintética, ele explicou sobre a formação da agricultura familiar, as primeiras greves rurais, o protagonismo das mulheres e outros fatos da história que contextualizaram o momento político de criação da CONTAG, em dezembro de 1963.

Foi uma verdadeira aula de história e política. Após essa partilha de conhecimentos de Gil, foi a vez de ouvir as pessoas presentes. O auditório estava cheio de dirigentes representantes das Federações já criadas e muitos outros dirigentes de Sindicatos do Sistema CONTAG. Foram vários depoimentos que demonstraram a admiração que essas pessoas tem pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Agricultores e Agricultoras Familiares.

Cerimônia de Celebração do 60 anos recebe autoridades e entidades parceiras da CONTAG


Este grande dia de comemorações teve um lindo desfecho, com a Cerimônia de Celebração dos 60 anos da CONTAG. Para este momento, a Confederação recebeu um grande grupo de parceiros e parceiras de luta, de diferentes setores da sociedade. Autoridades governamentais, parlamentares, agências internacionais, centrais sindicais e diversas outras entidades subiram ao palco para homenagear a CONTAG.

Com discursos emocionados, o presidente Aristides Santos e a secretária de Mulheres, Mazé Morais, representaram toda a Diretoria. Aristides aproveitou a presença de todos esses convidados e convidadas para valorizar as parcerias consolidadas ao longo dessa história. “O que nós unificamos nos últimos anos é muito importante, é fundamental construir parceiras e lideranças para enfrentar os desafios dessa conjuntura. Entendendo que ter orçamento para atender às prioridades é fundamental, e enquanto o campo não tiver terra e condições pra produzir, preço justo pra quem produz e quem consome, continuaremos lutando”, declarou o presidente.


Mazé, por sua vez, lembrou a importância da participação das mulheres tanto na história quanto no atual contexto da CONTAG. “Nós mulheres somos presença, pautamos questões importante para fortalecimento da democracia. Somos hoje as maiores responsáveis pela manutenção da estrutura sindical, por isso não é possível falar dos 60 anos da CONTAG sem falar do processo de organização das mulheres e sem reconhecer nosso legado político para a história do movimento. Não deixaremos de caminhar, continuaremos a caminhar, pois juntas e juntos somos resiliência e resistência. A CONTAG é o resultado dos nossos sonhos, mas também a expressão da nossa força como sujeitos políticos.”


A CONTAG foi saudada e homenageada carinhosamente pelas diversas entidades, entre elas o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), representada por sua secretária de Agricultura Familiar e Agroecologia, Patrícia Vasconcelos, que afirmou “A história da CONTAG também é uma história de luta do nosso país, de assegurar os direitos da nossa Constituição. O MDA tem na CONTAG uma grande referência para compreender as necessidades reais e políticas da Agricultura Familiar, e também para qualificar e cobrar o trabalho que estamos realizando no Ministério”.

Foi uma série de discursos que reforçaram o empoderamento e força da CONTAG. A última saudação foi do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à fome, Wellington Dias, que registrou o abraço do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à CONTAG, e declarou: “Vejo escrito aqui as palavras Lutas e Conquistas. Esse era o ideal dos anos 60, de quando a CONTAG começou. Digo que hoje também, no século 21, seguimos em lutas, mas vamos ampliar em velocidade maior as conquistas. A CONTAG vai contar com nosso governo para andarmos a passos maiores”. Concluindo, assim, a Cerimônia.

Assista ao evento na íntegra aqui.


Fonte: Comunicação CONTAG - Verônica Tozzi e Gabriella Avila



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico