Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
SERVIDORES VISITAM USINA DE BIO
Servidores visitam usina de biodiesel
WhatsApp

09 de Janeiro de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
servidores visitam usina de bio

Quixadá. Aproximadamente 70 servidores da administração pública local tiveram a oportunidade de conhecer de perto as obras de construção da usina de biodiesel que está sendo instalada neste município sertanejo, distante 160km da Capital. A iniciativa teve como objetivo expor a dimensão do empreendimento e estimular os visitantes a se engajarem na luta pela produção de oleaginosas na região. O inverno está chegando e com ele a necessidade de expansão do plantio do vegetal do qual se extrai a matéria-prima para a produção de biocombustível. A unidade de processamento necessitará de pelo menos 25 milhões de óleo para entrar em atividade.

"A idéia é levar para o campo o entusiasmo dos que tiveram a oportunidade de ver de perto a grandiosidade e a importância desse mega-empreendimento de R$ 76 milhões para o nosso sertão", disse o vice-prefeito de Quixadá, Cristiano Góes. Ele, secretários, assessores e representantes de diversos segmentos acreditam que a unidade bioenergética da Petrobras assegurará o desenvolvimento e a sustentabilidade rural de Quixadá e de cidade vizinhas. Mas é preciso que todos se empenhem no fortalecimento da cadeia produtiva regional, especialmente os agricultores.

Os visitantes, dentre eles o prefeito Ilário Marques e gerentes bancários de redes oficiais e particulares, foram recepcionados pelo gerente da unidade de biocombustíveis da Petrobras, João Augusto Paiva. Acompanhado do gerente de comunicação da empresa estatal, Wanderley Bezerra, Paiva apresentou o projeto ao grupo. Ele informou que 64% obra já está concluída. Quando estiver pronta, contará com dez tonéis de armazenamento, uma unidade industrial para o tratamento do óleo, outra para refino e ainda um prédio administrativo. A inauguração está prevista para agosto.

No encontro, o gerente do projeto destacou que das três usinas em fase de implantação no País, a de Quixadá apresenta a melhor estrutura logística, com rodovias e ferrovia para escoamento da produção. Paiva acrescentou que o processamento bioenergético, que chegará a 45 milhões de litros/ano, não gerará qualquer prejuízo ecológico. Todos os resíduos poderão ser aproveitados na produção de graxa e glicerina, possibilitando a ampliação do pólo industrial local. A expectativa é de que a sociedade e produtores da macrorregião Central do Estado correspondam ao empreendimento.

Dentre os servidores, o fiscal de renda Osmerindo dos Santos confessa que ficou deslumbrado com o que viu. Coordenando atualmente o cadastro de imóveis do município, não imaginava que um prédio tão grande está sendo erguido na periferia da cidade, no distrito de Juatama. Assim como ele, a presidenta da comissão de licitação de Quixadá, Meirione Queiroz, acredita que a usina está se transformando num expressivo e sólido estímulo ao progresso do município. Ela avalia que daqui a uma década, filhos e netos compartilharão das riquezas produzidas em torno do empreendimento, sem riscos para o meio-ambiente. Os benefícios são destinados só à agricultura familiar. FONTE: Diário do Nordeste ? CE



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico