Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
SEPLAN DISCUTE AGÊNCIA DE FOMEN
Seplan discute Agência de Fomento com BID e Cooperação Espanhola
WhatsApp

10 de Dezembro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
seplan discute agência de fomen

A Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan) iniciou nesta segunda-feira (10), os trabalhos de discussão do novo modelo da Agência de Fomento de Alagoas (Afal). O encontro, capitaneado pelo secretário Sérgio Moreira, contou com a presença do consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), José Luis Rhi Saussi e do coordenador geral da Cooperação Espanhola, Pedro Flores Urbano.

O futuro da Afal será debatido até a próxima segunda-feira (17), quando a equipe da Seplan vai realizar um balanço geral das discussões para definir os objetivos e as ações da agência que entrará em operação já no ano que vem. Hoje, representantes da Secretaria apresentaram as estratégias de desenvolvimento para o Estado e fizeram uma explanação sobre o projeto piloto da Afal aos membros das instituições internacionais.

"Queremos criar um ambiente de sustentabilidade para Alagoas, conquistando parcerias externas para promover a diversificação e desconcentração econômica do Estado", afirmou o secretário Sérgio Moreira. "A parceria com a Cooperação Espanhola vai de vento em popa. Agora, estamos conquistando o apoio do BID, assim como fizemos com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES), para tirar a agência do papel", disse.

Regras

A Agência de Fomento de Alagoas foi criada em junho de 2004, a partir da sanção da lei estadual 6.488. Contudo, apesar de o Banco Central do Brasil já ter estabelecido regras para o funcionamento da Afal, o projeto nunca foi concretizado. "A Agência de Fomento vem para suprir uma lacuna deixada pelo Produban (Banco do Estado de Alagoas), extinto no final dos anos 90", explicou Moreira.

O antigo projeto da Afal prevê que 51% do seu capital seria proveniente dos cofres públicos estaduais e sua atuação estaria restrita ao âmbito de Alagoas. Sua fonte de recursos seria o Orçamento do Estado e a receita fruto de fundos e contribuições. Mas, também está autorizado o recebimento de recursos de organismo e instituições financeiras brasileiras e internacionais.

O principal objetivo da agência será o de fomentar o crescimento econômico alagoano. Para tanto, segundo Sérgio Moreira, ela vai promover o financiamento às atividades de micro e pequenas empresas, dar apoio às instituições de microcrédito e financiar investimentos por parte do setor produtivo.

"Pretendemos ampliar a competitividade das empresas, incentivar e fomentar as incubadoras de negócios e os Arranjos Produtivos Locais do Estado", destacou Moreira, mencionando que a Afal também será a articuladora dos projetos e investimentos de Alagoas, intermediando o diálogo entre empresários e instituições financeiras.

"A Agência de Fomento que vem sendo delineada em Alagoas será marcada pela inovação", afirmou o coordenador geral da Cooperação Espanhola, Pedro Flores Urbano. A instituição já é parceira do projeto. Os técnicos espanhóis estão dando duas consultorias ao Estado: uma para traçar o diagnóstico sobre o antigo modelo da agência e outra para a preparação dos documentos para serem encaminhados ao BID. "Essa é a primeira vez em que a Cooperação Espanhola se envolve na implantação de uma Agência de Fomento e apostamos que ela será bem sucedida em Alagoas", completou.

Nesta terça-feira, na pauta do dia, serão discutidos projetos em andamento no Estado, como o programa de biodiesel e o de aqüicultura, em Jequiá da Praia. À tarde, outros secretários se juntarão ao grupo de trabalho. Os titulares das pastas de Agricultura, Turismo, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico, Cultura e Assessoria Internacional vão falar sobre o seu planejamento estratégico de suas áreas em Alagoas

por Agência Alagoas FONTE: Alagoas emTempo Real ? AL



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico