Terminou hoje de manhã (19) o Seminário Inserção da Agricultura Familiar na Matriz Energética Brasileira: Energia Solar Distribuída e Suas Oportunidades, realizado por meio de pareceria entre a CONTAG e a empresa de energias renováveis Brasil Solair. A capacitação contou com a participação da assessoria e diretoria da CONTAG e de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário, da Embrapa e de líderes do MSTTR.
A apresentação de hoje foi sobre o Marco Regulatório e a possibilidade de implantação de sítios de captação solar em propriedades de agricultura familiar em sistema de cooperativas. Para o secretário de Meio Ambiente da CONTAG, Antoninho Rovaris, o seminário deixou claro que, embora a falta de marco legal possa tornar a implantação de projetos de captação de energia sustentável mais difícil, há viabilidade econômica.
Por isso, a CONTAG e outras instituições governamentais e sociais pretendem construir um planejamento de viabilidade do projeto, iniciando uma experiência na região do Morro do Chapéu, na Bahia, em parceria com a COOPAFI. “Temos grandes expectativas que veremos uma nova forma de captação de energia sustentável e mais uma fonte de renda para a agricultura familiar e/ou assentados da reforma agrária”, concluiu Rovaris.
FONTE: Imprensa CONTAG - Lívia Barreto