Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
EDUCAÇÃO DO CAMPO
Seminário reúne governo, movimentos sociais e Institutos Federais para debate sobre formação profissional no campo
WhatsApp

29 de Outubro de 2014



TEMAS RELACIONADOS:
educação do campo

Iniciou hoje, dia 29, o 1º Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica do campo na Rede Federal, evento que reúne movimentos sociais do campo, como a CONTAG, representações do Ministério da Educação e Cultura (MEC), Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) e reitores dos Institutos Federais de todo o Brasil. Esse seminário é resultado de uma articulação dos movimentos com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC), e um desdobramento da negociação da pauta do último Grito da Terra Brasil, onde a CONTAG questionou a adequação de programas como o PRONATEC à realidade do campo.

A ideia é reunir os ofertantes dos cursos, os demandantes e o público alvo, no caso os Institutos, os Ministérios e os movimentos, respectivamente, em uma conversa onde as propostas e experiências são socializadas e utilizadas como base para a construção de uma proposta articulada entre os participantes, visando caminhos para a real implementação da educação profissional e técnica no campo.

No primeiro momento, dialogou-se sobre a essa educação, com dados levados pela SETEC, sobre o balanço que se faz sobre a educação profissional frente aos desafios do Plano Nacional de Educação, pela SAF/MDA, sobre o contexto da agricultura familiar e as expectativas para a formação profissional desse público, e pela Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), sobre o balanço feito pela rede federal. A CONTAG colaborou como debatedor desse painel, representada por seu secretário de Políticas Sociais, José Wilson Gonçalves.

“Foi um debate muito rico, e todas as falas reforçaram a necessidade de criação de uma politica pública de formação técnica especifica para o campo. Há uma convergência entre os Ministérios e os movimentos sobre o que precisa ser feito, fundamentada no que já foi conquistado até agora”, avaliou José Wilson.

Neste primeiro momento, o MEC questionou o papel dos Institutos e reitores para além de fazer formação, mas serem também indutores de diálogo, articulação, construção de demanda, abertura de diálogos com os sujeitos e adequações à realidades locais.

A parte da tarde deste primeiro dia foi voltada para a apresentação de experiências realizadas em alguns Institutos Federais utilizando a pedagogia da alternância, metodologia considerada a mais adequada à realidade do campo. A CONTAG mesmo já realiza uma experiência positiva em parceira com o Instituto Federal de Brasília (IFB), e é um dos exemplos apresentados. “O que fizemos até agora foram paliativos para construir uma referência de que tipo de formação queremos e que modelo e arranjos que precisamos fazer”, destaca o secretário de Políticas Sociais.

Amanhã, último dia do seminário, serão realizados trabalhos de grupo com as informações passadas hoje, com o objetivo de retirar proposições que melhorem e fortaleçam a realidade da formação técnica de jovens e adultos rurais. FONTE: Imprensa CONTAG - Gabriella Avila



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico