Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MEIO AMBIENTE
Seminário Nacional sobre os Modelos de Produção Sustentáveis e Combate aos Agrotóxicos
WhatsApp

05 de Dezembro de 2019


Arquivo pessoal
TEMAS RELACIONADOS:
meio ambiente

O debate do Seminário Nacional sobre os Modelos de Produção Sustentáveis e Combate aos Agrotóxicos, realizado pela CONTAG através da sua Secretaria de Meio Ambiente, de 03 até esta quinta-feira(05), em Brasília/DF, trouxe importantes encaminhamentos para o conjunto do Sistema Confederativo CONTAG, como: Lutar para que hajam Leis que proíbam a pulverização aérea de agrotóxicos; Fortalecer a campanha permanente de combate aos agrotóxicos e pela vida; Sair da forma de produção tradicional para a produção orgânica; Ampliar e fortalecer os bancos de sementes crioulas; entre outros encaminhamentos que podem ser vistos no Relatório do Seminário AQUI (os anexos do Relatório serão adquiridos através da Secretaria de Meio Ambiente da CONTAG)

O Seminário Nacional sobre os Modelos de Produção Sustentáveis e Combate aos Agrotóxicos reuniu mais de cinquenta pessoas, entre trabalhadores(as) rurais agricultores e agricultoras familiares, lideranças de base e sindicais, assessores(as) e técnicos(as) dos Sindicatos, Federações e da CONTAG.

FOTO: Comunicação CONTAG - César Ramos

Entre os pontos debatidos durante os três dias, estiveram o PL nº 6.299/2002 e o PL nº 6.670/2016 que tratam dos agrotóxicos; Modelos de Produção Sustentáveis; Os agrotóxicos e os seus malefícios para os(as) assalariados(as) rurais; entre outros temas de interesse dos povos do campo, da sociedade e de todo o conjunto do Sistema CONTAG. Um dos debatedores dos temas foi o senador Fabiano Contarato (Rede/ES) que preside a Comissão de Meio Ambiente (CMA), e trouxe para o Seminário uma análise sobre a ameaça ambiental no Brasil. Leia AQUI



“Saímos daqui com importantes encaminhamentos que irão pautar as ações do Movimento Sindical nos próximos anos, no que se refere às questões ambientais. Assim, acreditamos que alcançamos nosso objetivo de capacitar trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares, lideranças sindicais e de base e assessorias, sobre os diversos modelos de produção sustentáveis para a agricultura familiar ”, destaca a secretária de Meio Ambiente, Rosmarí Malheiros.

AVALIAÇÃO POR REGIÃO

Abaixo compartilhamos depoimentos dos(as) participantes das cinco regiões do Brasil sobre a importância do Seminário.

Norte

“A vida toda sempre trabalhei com a questão ambiental, mas a gente nem sempre sabe tudo... O Seminário trouxe pra mim novos conhecimentos, como a questão dos agrotóxicos que tem sido um dos grandes problemas enfrentados por quem vive e preserva a Amazônia”, destacou o extrativista e dirigente sindical Adelson Lima, que veio de Lábia no Estado do Amazonas, depois de ter percorrido 7 dias de barco até Manaus, onde pegou um voo de mais 3 horas até Brasília para participar do evento.

Nordeste

“Foi um Seminário ímpar e diferenciado! Estou levando muitas experiências e expectativas de poder multiplicar através do meu Sindicato todas as práticas agroecológicas compartilhadas aqui, e que precisam chegar à base”, afirmou Norma Cristina Braga que é do acampamento Aristeu Carvalho, em Eunápolis/BA. Norma tem uma horta orgânica onde produz alface, couve, repolho, pimenta e ainda cria galinha caipira no sistema de mandala.

Centro-Oeste

“A gente tá levando muita informação para os nossos trabalhadores e trabalhadoras rurais que são leigos e muitas vezes por falta de conhecimento acabam usando agrotóxicos. Nossa missão a partir do Seminário é incentivar ainda mais o plantio de orgânicos e ensinar aos nossos companheiros(as) sobre a importância de uma alimentação saudável”, compartilhou Idalina de Freitas que é moradora da área social do assentamento Estrela Jaraguarí, no Mato Grosso do Sul.

Sul

“Eu realmente fiquei muito satisfeito. Ao longo da história pela primeira vez eu vi um Coletivo de Meio Ambiente comprometido e a CONTAG realmente mostrando a cara e a importância para algo tão primordial para a Agricultura Familiar”, ressalta o engenheiro agrônomo de Santa Catarina, Ives Luz Lopes.

Sudeste

“Esse Seminário nos dá uma perspectiva boa, pois estamos vivendo um momento que exige do Movimento Sindical focar em um trabalho mais forte com relação ao Meio Ambiente. Então estamos no caminho certo que é defender essa bandeira e dá pra essa pasta a importância que ela merece”, afirma a dirigente sindical e agricultora familiar Adriana Rúbia Bazon, que é de Santa Tereza no Estado do Espírito Santo. Adriana atualmente é presidenta do Sindicato de Santa Tereza, e ainda compartilha que sua relação com o Meio Ambiente vem desde o seu pai, pois ele sempre foi um grande preservador da mata, dos animais... “Hoje no Sindicato temos trabalhado com uma Associação de Orgânico que produz de forma sustentável e saudável, e também no Espírito Santo temos trabalhado com a produção de água”, pontua.

FONTE: Comunicação CONTAG- Barack Fernandes



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico