Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
CONTAG 60 ANOS
Seminário nacional e lançamento de livro marcam início das celebrações dos 60 anos da CONTAG
WhatsApp

11 de Maio de 2023


César Ramos
TEMAS RELACIONADOS:
60 anos da contag
aniversário da contag

A CONTAG completará 60 anos no dia 20 de dezembro e as celebrações já foram iniciadas. Nesta quarta-feira (10) aconteceu o Seminário Nacional CONTAG 60 anos na luta por democracia, direitos e justiça social, integrando a programação do Curso Nacional de Aprofundamento Temático e Desenvolvimento Metodológico realizado pela Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC). Também foi feito o lançamento do livro “CONTAG 1963-2023: Ações de Reprodução Social e Formas de Ações Coletivas”, de autoria do pesquisador Marco Antonio Teixeira.


A abertura do Seminário contou com falas do presidente da CONTAG, Aristides Santos, da secretária de Mulheres, Mazé Morais, e do secretário de Formação e Organização Sindical, Carlos Augusto (Guto). A Diretoria da CONTAG destacou a importância de realizar um seminário como este para resgatar essa trajetória de lutas, de conquistas, de alianças, de desafios enfrentados e também de perspectivas para o futuro.

Mazé também destacou a organização das mulheres na trajetória dos 60 anos da CONTAG. “Essa é uma grande oportunidade para refletirmos sobre o nosso lugar nessa história e que é impossível falar desses 60 anos sem fazer referência à organização das mulheres trabalhadoras rurais”, completou.


“Essa ação fortalece o itinerário formativo da ENFOC e a nossa forma de fazer processos formativos”, disse Guto, que também reforçou o convite para a produção de artigos sobre a história da CONTAG, para resgatar e visibilizar a importante trajetória de resistência e de defesa de um projeto de desenvolvimento rural sustentável e solidário para o País. Lembrando que o prazo para envio de artigos encerra no dia 30 de junho. Clique aqui: https://ww2.contag.org.br/edital-001-2023---chamada-para-artigos-20230206


Na sequência, o pesquisador Marco Antonio Teixeira, o companheiro Francisco Urbano, presidente da CONTAG no período 1991 a 1994 e 1995 a 1998, e Raimunda Celestina de Mascena, coordenadora Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais no período de 1998 a 2005 e secretária de Formação e Organização da CONTAG no período 2005 a 2009, falaram de suas vivências sobre a história do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), em especial dos 60 anos da CONTAG. Esse momento também resultou num amplo debate com a Rede de Educadores e Educadoras Populares, com a Diretoria e assessoria da CONTAG e com convidados/as.

Segundo Marco Antonio, não tem como estudar a história do País sem entender a CONTAG. “Tinha curiosidade de estudar a atuação dos movimentos sociais e, ao estudar os movimentos, tive a curiosidade de conhecer a atuação da CONTAG”. O pesquisador também explicou o processo de pesquisa, de vivenciar o dia a dia da atuação da CONTAG, de ler os relatórios anuais da CONTAG, de ver a riqueza de detalhes e a complexidade da sua atuação. “Os movimentos se constroem com as ações coletivas e de reprodução social”, ressaltou.

O livro lançado por Marco Antonio traz os casos emblemáticos ao longo dessa trajetória, como os Congressos da CONTAG, a capacidade da organização de construir alianças, as ações do Grito da Terra Brasil, a Greve nos Canavieiros, as edições da Marcha das Margaridas, e faz reflexão sobre as ações de reprodução social e formas de ações coletivas.

“A nossa luta e forma de atuação é diferente de qualquer outra categoria. Não lutamos apenas pelos direitos trabalhistas. Nossa principal bandeira é a reforma agrária, lutamos pela mudança do modelo de desenvolvimento e de sociedade. Afinal, a terra traz poder econômico e político”, reforçou Francisco Urbano. Ele completou ainda: “A CONTAG é um guarda-chuva com todas as lutas históricas do País.”

Raimunda Celestina de Mascena, assim como Mazé, aprofundou esse olhar sobre a importância da organização das mulheres para o fortalecimento do movimento sindical. “A pesquisa ajuda a ancorar o fazer nosso. O fazer dessa história não é individual. Foram muitos os desafios enfrentados ao longo desses anos. A participação das mulheres começou efetivamente a partir do 4º Congresso Nacional da CONTAG. Antes, participávamos como dependentes, como acompanhantes. Hoje, é essa potência. As mulheres são protagonistas dessa história e têm como marca a construção da Marcha das Margaridas e da ENFOC”.


Depois desse dia de profundas reflexões e debates, foi realizada uma celebração dos 60 anos com a 8ª Turma do Curso Nacional da ENFOC e de lançamento oficial do livro. “Faltam palavras para traduzir o sentimento sobre a importância desse momento. Dar o pontapé nas comemorações dos 60 anos da CONTAG revivendo esse passado e refletindo sobre as perspectivas de futuro, de reafirmação da nossa luta, envolvendo a Rede de Educadores e Educadoras Populares, é algo muito simbólico. Viva a CONTAG, viva o movimento sindical, viva os trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares!”, destacou o presidente da CONTAG, Aristides Santos.

Fonte: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico