A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg) realiza a partir de hoje (6) um Seminário para discutir as condições de trabalho do assalariado rural do setor sucroalcooleiro. O encontro que vai até quinta-feira (8) acontece em Uberaba, Minas Gerais, na região do Triângulo Mineiro, onde as usinas de cana de açúcar estão em expansão. O secretário de Assalariados e Assalariadas Rurais da Contag, Antonio Lucas, participa das discussões.
O Seminário é realizado em parceria com a Contag e conta com a participação de representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, do Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado de Minas Gerais (Siamig), Fundacentro, Dieese e Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI).
Entre os principais assuntos a serem discutidos estão: impactos tecnológicos e políticas públicas, fiscalização nas relações de trabalho, saúde e segurança do trabalho na colheita da cana, trabalho e remuneração no corte da cana.
Números
De acordo com dados da Universidade Estadual Paulista desde meados de 2004 já ocorreram 19 mortes de trabalhadores nos canaviais de São Paulo, supostamente por excesso de trabalho. A busca por produtividade obriga os trabalhadores a colher, em média, 12 toneladas de cana por dia. É dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e da região Norte do Estado que migra a maior parte de trabalhadores para a colheita da cana-de-açúcar em São Paulo, Mato Grosso e Rio de Janeiro.
De acordo o Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI) o Brasil é o segundo maior produtor mundial e o maior exportador de etanol, gerando mais de 600 mil empregos diretos e indiretos. Minas Gerais é hoje o terceiro estado em produção de etanol no país, com 1,7 bilhão de litros por safra, e a estimativa é que em dois anos passe a ocupar a segunda posição. Nos próximos dez anos a produção mineira deve aumentar 335%, chegando a mais de cinco bilhões de litros.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Fetaemg
Cristiane Viana (31) 3073-0019