Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
DESENVOLVIMENTO E TERRITORIALID
Seminário discute concepções, estratégias e projeto para o semiárido
WhatsApp

18 de Novembro de 2011

TEMAS RELACIONADOS:
desenvolvimento e territorialid

O seminário Desenvolvimento e Territorialidade no Semiárido Brasileiro, que se iniciou no último dia 14 e encerrou na manhã de hoje (18), resultou, segundo avaliação da coordenação do evento, no acúmulo de uma caminhada de reflexão sobre as concepções, estratégias e projeto de desenvolvimento em curso no semiárido brasileiro. O encontro aconteceu no litoral norte pernambucano, no município de Itamaracá.

Durante o evento, foram analisadas as conquistas dos (as) trabalhadores (as) diante do enfrentamento histórico aos grandes projetos, de viés econômico, que sempre negaram os sujeitos do campo e geravam degradação ambiental, além de concentração de terras e renda. Raimunda Mascena, coordenadora Regional Nordeste da Contag, organizou as discussões sobre esse tema, com a participação do deputado estadual Manoel Santos (PT PE); Roberto Marinho, da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES/MTE) e Aristides Santos, secretário de Finanças e Administração da CONTAG.

Outro tema discutido no seminário foi a conceituação e perspectivas do que realmente é o semiárido, sua delimitação técnica e a construção de políticas e projetos a partir deste reconhecimento. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, o semiárido brasileiro é composto por 1.133 municípios e possui uma área de 969.589,4 km2, com aproximadamente 22 milhões de pessoas, representando 11,8 da população brasileira. Para falar sobre esse assunto foram convidados os professores José Lemos, da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Marcio Caniello, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A coordenação dos debates ficou por conta de David Wylkerson, secretário geral da CONTAG.

Experiências nas áreas de educação e cultura, desenvolvidas pelo Serviço de Tecnologia Alternativa - SERTA e pela Universidade do Campo – UNICAMPO, foram visitadas pelos participantes. Aproveitando a oportunidade para contribuir, José Wilson Gonçalves, secretário de Políticas Sociais da CONTAG, explicou as estratégias e como se dá a articulação da CONTAG na Educação do Campo.

Ângela Silva, da coordenação Regional Nordeste da Contag, falou sobre Sementes, Água e Produção de Alimentos, apresentando as experiências da Articulação no Semiárido - ASA e da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), com a participação de Antonio Barbosa, coordenador nacional do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+3). As atividades foram norteadas por Rosicleia Santos, secretária de Meio Ambiente da CONTAG.

Sobre Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER, as experiências mostradas foram as desenvolvidas pelo Projeto Dom Helder Camara – PDHC e pelo Sistema Siscop de Assistência Técnica Rural – SISATER, do Ceará e Maranhão. Essa vivência foi conduzida por Antonio Almeida, da coordenação Regional Nordeste da Contag.

Encerrando os intercâmbios, a apresentação das experiências Juventude e Mulheres, com a colaboração de Taysa Soares, da Casa da Mulher do Nordeste (CMNE) e as proposições e organização da juventude rural a partir da CONTAG foram vistas com Elenice Anastácio, secretária de Jovens Trabalhadores (as) Rurais da Contag. A experiência com Formação de Jovens Técnicos Agrícolas, da Escola Agrotécnica de Jundiaí (RN), em parceria com PDHC e Federação dos Trabalhadores Rurais do Rio Grande do Norte – FETARN foi apresentada por Ambrosio Lins, presidente da federação.

Finalizando o seminário, houve apresentação de painéis sobre o tema: Terra e água: sentido, dimensões, políticas implementadas, desafios e perspectivas, com a colaboração de Luiz Claudio Mandela, da coordenação nacional da Cáritas Brasileira e de Jorge Atílio Iulianelli, professor da Universidade Gama Filho (RJ). Os referidos painéis foram coordenados por Thiago Gomes, secretário de meio ambiente da FETAG-AL.

O seminário Desenvolvimento e Territorialidade no Semiárido Brasileiro apontou para algumas ações. Confira as principais: Posicionamento e permanente articulação do MSTTR e parceiras frente aos grandes projetos implementados no semiárido; Buscar o reconhecimento do bioma caatinga, único no mundo; Aprofundar as questões relativas ao meio ambiente, enfocando também os aspectos trazidos no código florestal; Fazer o grito da terra e das águas do semiárido; Fortalecer e articular as experiências das organizações parceiras de convivência com o semiárido; Aprofundar o debate sobre organização da produção e comercialização no semiárido.

Para a direção da Contag, o evento significou a retomada da discussão, pelo Nordeste, sobre o semiárido. A proposta é de que, a partir desses elementos, aconteçam outras oficinas temáticas e que seja elaborado um Plano de Ações e Estratégias para Convivência com a região, a partir do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais - MSTTR.

Participaram do seminário representantes da CONTAG, FETAGs NE, FETAG-MG, Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais - STTRs, Universidades, Organizações Não Governamentais-ONGs e pesquisadores. FONTE: Imprensa Contag – Maria do Carmo de Andrade Lima.



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico