Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Seminário debate estudos a partir de parceria entre CONTAG e OXFAM
WhatsApp

13 de Agosto de 2012

TEMAS RELACIONADOS:
relações internacionais

Iniciou na manhã desta segunda-feira (13 de agosto) o Seminário de Socialização dos Estudos das Secretarias de Mulheres Trabalhadoras Rurais, Política Agrícola e de Assalariados(as) Rurais a partir da parceria entre CONTAG e OXFAM. O evento, realizado no CESIR, em Brasília, reúne dirigentes das FETAGs das cinco regionais, membros dos Coletivos Nacionais dessas três áreas, diretores(as) e assessores da CONTAG, representantes da OXFAM Brasil, dentre outros convidados.

O seminário tem como objetivos socializar os resultados dos estudos contratados, e discutir estratégias futuras de ação e campanhas a serem desenvolvidas nas referidas frentes de luta abordadas. Esse evento integra a programação da campanha internacional “Cresça – Comida, Justiça, Planeta”, promovida pela OXFAM e integrada pela CONTAG. A iniciativa visa defender melhores maneiras de promover o crescimento, compartilhar as soluções e construir um futuro com mais esperança no qual todos e todas tenham o suficiente para se alimentar.

A abertura política contou com a participação do presidente da CONTAG, Alberto Broch, da vice-presidente e secretária de Relações Internacionais, Alessandra Lunas, e dos secretários(as) de Mulheres Trabalhadoras Rurais, Carmen Foro, de Finanças e Administração, Aristides Santos, de Assalariados(as) Rurais, Antonio Lucas, e de Política Agrícola, Antoninho Rovaris, além do chefe do escritório da OXFAM em Brasília, Simon Ticehurst. Todos destacaram a importância dessa relação próxima entre as duas entidades, principalmente em campanhas internacionais como a do Café e agora com a Cresça, dentre vários outros temas.

Para Alberto Broch, a OXFAM sempre teve um papel importante e um olhar especial para a agricultura familiar brasileira. “Queremos continuar com essa parceria com a OXFAM”, afirma. O dirigente também aproveitou a oportunidade para reforçar, junto aos dirigentes das federações, o atual cenário de preparação e mobilização da categoria para o 11º Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNTTR).

Já Simon Ticehurst ressaltou a importância da nova campanha Cresça. “Estamos vivendo uma crise mundial de distribuição de alimentos, que reflete principalmente nos preços. Então, queremos com esse seminário apresentar as pesquisas que pretendem melhorar as políticas públicas existentes”, explica.

O primeiro painel, realizado ainda pela manhã, tratou do estudo sobre o “Observatório da Marcha das Margaridas”. A secretária Carmen Foro abriu a apresentação fazendo uma reflexão quanto ao desafio de se ter um acompanhamento mais profundo das negociações e efetivação dos pontos da Marcha das Margaridas anunciados pelo governo federal. “A pauta foi construída a muitas mãos e ela tem interface em todas áreas. Por isso, devemos debater se esse será o instrumento ideal para fazermos o acompanhamento. Mas, sem dúvida, um dos grandes desafios será o apoio e dedicação de todos nesse trabalho”, reforça a dirigente.

Para o período da tarde estão programados mais dois painéis. O primeiro será sobre o estudo “A Formalização e Segurança Alimentar dos Trabalhadores do Cultivo do Café e Cana-de-açúcar”. O segundo, sobre “A Contribuição da Agricultura Familiar na Segurança Alimentar e Nutricional: Produção Sustentável, Agregação de Valor e Formação de Preços”.

Para o último dia, foram planejados trabalhos em grupo para definição de estratégias a partir dos resultados dos estudos.

Segundo Alessandra Lunas, nesses dois dias as lideranças conhecerão os estudos que os consultores conseguiram construir até o momento e, principalmente, validar os mesmos. “No caso do Observatório da Marcha das Margaridas, o tema é mais específico. Os outros dois estudos foram encomendados com o objetivo de a CONTAG ter mais subsídios para pautar os temas, principalmente a partir de lacunas ainda identificadas na construção das políticas de segurança alimentar e nutricional no Brasil. Além de conhecer um pouco mais sobre o tema, podemos olhar os dados que inclusive nos desafiam a pensar políticas”, explica Lunas. FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico