Dias 19 e 20 de junho acontece o Seminário de Comunicação Institucional da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras do estado de Minas Gerais (Fetaemg). Será realizado no Centro de Treinamento da Federação, em Belo Horizonte. Serão discutidas estratégias de divulgação, relacionamento com a mídia e o rádio como um veículo de comunicação para o movimento dos trabalhadores e trabalhadoras rurais (MTTR).
Para Wilson Luiz da Silva, presidente da Fetaemg, o rádio é uma ferramenta poderosa para atingir a população rural. "A gente fez uma pesquisa aqui no estado, no programa "Sertanejo no Campo" produzido pela Fetaemg, veiculado todo domingo. Foi impressionante o número de ouvintes que mandou cartinha falando que acorda cedo, leva o radinho, vai pro curral, vai pro barracão para ouvir o programa. Então o rádio, ainda é um veículo muito importante para nós", explicou.
A idéia do seminário é discutir a importância de criar um sistema de comunicação destinado aos agricultores e refletir sobre as ações, as conquistas, reivindicações, e mobilizações de toda classe rural. Para Wilson Luiz da Silva, o seminário vai também aprimorar a comunicação dos sindicatos com os trabalhadores. "Essas discussões vão aprimorar essas pessoas, melhorar a qualidade do programa. Porque hoje, nós somos exigentes. Nós queremos programas e informações de qualidade", disse.
Além do programa de rádio, a Fetaemg planeja elaborar um programa semanal de televisão. Minas Gerais é um estado com 853 municípios e tem quase seiscentos sindicatos organizados.
Fonte: Vanessa Montenegro