Quixadá. A distribuição de sementes para a agricultura familiar nos municípios do Sertão Central terá início a partir da primeira quinzena de janeiro. Ocorrerá logo após o abastecimento dos depósitos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) na região. Além da antecipação na entrega, outra novidade será a inclusão de manivas de mandioca, raquetes de palma e mais de 23 toneladas de mamona. Os grãos da oleaginosa chegarão aos pequenos produtores sem qualquer custo para os cadastrados.
Cajueiro anão
De acordo com o gerente interino da Ematerce na região Centro do Estado, agrônomo Araújo Félix Martins, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), o governo do Estado também inova com o fornecimento de 6 mil garfos para enxerto de cajueiro anão precoce e mais de 8 mil kg de arroz para áreas do Sertão Central onde ocorre o cultivo. O objetivo é estimular o agricultor a ampliar o plantio na próxima quadra chuvosa.
Com as boas perspectivas de inverno apontadas pela Funceme para 2008, a expectativa dos técnicos e do presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, é de que os 12 municípios que abrangem a macrorregião terão expressiva produção de grãos, auxiliarão significativamente na recuperação das mais 580 toneladas perdidas este ano. O amparo econômico no subsídio de 50% nos preços das sementes de feijão e milho contribuirá para o cumprimento da meta, segundo apostam.
Suportes agrícolas
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Quixadá, Eronilton Buriti, ficou surpreso ao ser informado dos incentivos e da inclusão dos novos suportes agrícolas: as palmas, consideradas excelente forrageira para o semi-árido; a mandioca, que vem perdendo espaço pelo baixo valor no mercado; e as mudas de cajueiro, cujo cultivo assegura safra fora do ciclo convencional invernoso.
O representante sindical da categoria no município de Quixeramobim, Evandro Quirino, avalia a iniciativa como um avanço. Ambos apontam que, dessa forma, o governo demonstra que também está disposto a arriscar. Fez isso ao incluir 300 mil agricultores no plano emergencial para o próximo período. Buriti e Quirino ressaltam que isso evitará o êxodo rural e trará prosperidade. Juntos, eles representam mais de 15 mil famílias da agricultura familiar.
SAIBA MAIS
Municípios
Quixadá, Banabuiú, Choró, Ibaretama, Deputado Irapuan Pinheiro, Milhã, Mombaça, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Senador Pompeu e Solonópole são assistidos pela Ematerce de Quixeramobim.
Quantidades
O Hora de Plantar distribuirá, em todo o Estado: 1.650 toneladas de milho híbrido; 145,5t de mamona; 566,45t de feijão; 24,67t de sementes de girassol; 1 milhão de toneladas de arroz; 300 mil mudas de cajueiro anão precoce; 13 mil m³ de maniva de mandioca; 45t de sorgo forrageiro; 10,2 milhões de raquetes de palma; 10 mil toneladas de cana.
Mais informações:
Ematerce, Escritório Regional de Quixeramobim
Rua Monsenhor Salviano Pinto, 507, Centro
(88) 3441. 4914 FONTE: Diário do Nordeste ? CE