Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
SEMENTES BRASILEIRAS SERÃO ENVI
Sementes brasileiras serão enviadas à ?Arca de Noé?
WhatsApp

27 de Fevereiro de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
sementes brasileiras serão envi

Rodrigo Craveiro

Da equipe do Correio

Até o final do ano, espécimes brasileiras de sementes estarão protegidas contra quaisquer ameaças de extinção, incluindo ataques nucleares, terremotos e aquecimento global. José Manoel Cabral, chefe-geral da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, confirmou ao Correio que a entidade enviará amostras para a caixa-forte do Fundo Global de Diversidade Agrícola, construída no interior de uma montanha e inaugurada ontem pela manhã no remoto arquipélago norueguês de Svalbard, no Ártico. "A decisão do Brasil de participar desse banco mundial de sementes está tomada. O que estamos fazendo é estudando aspectos jurídicos e legais envolvidos no envio desse material", destacou Cabral. "Os gestores do banco querem receber materiais únicos e, por isso, entramos na questão das leis sobre patrimônio genético", acrescentou.

O pesquisador afirmou que interessa ao Brasil manter uma cópia do material genético. "A importância estratégica em participar será inegável, porque teremos uma reserva de segurança de nossas sementes. Além disso, será a oportunidade de criarmos um banco de dados mundial e firmar um intercâmbio com outras nações", disse. Com 100 mil amostras de mais de 400 espécies vegetais, a Embrapa já mantém cooperação técnica com países como Estados Unidos, Japão e China. De acordo com Cabral, a idéia é enviar, em um primeiro momento, espécies para alimentação mais difundidas, como arroz, feijão, trigo e soja. "Depois, poderíamos mandar espécies de biodiversidade ativa, como açaí e cupuaçu", comentou. Os cientistas analisam incluir o guaraná e o amendoim entre as sementes.

O primeiro-ministro da Noruega, Jens Stoltenberg, destrancou ontem pela manhã as quatro portas de aço maciço que levam ao interior da caixa-forte conhecida como "Arca de Noé" ? em alusão à arca criada pelo personagem bíblico para salvar animais do dilúvio. Com a ajuda da ambientalista queniana Wangari Maathai, Prêmio Nobel da Paz em 2004, transportou a "Caixa 1", com grãos de arroz de 104 países. Eram as primeiras das 100 milhões de sementes do carregamento inicial. A cerimônia foi assistida por José Manuel Barroso, presidente da Comissão Européia.

Em Svalbard, Maathai falou ao Correio por telefone e não escondeu a alegria por ter sido convidada pelo governo norueguês a depositar as primeiras amostras na caverna. "Foi um momento muito emotivo. É tocante saber que alguém virá um dia e encontrará as sementes que coloquei lá."

Cooperação

A Nobel da Paz sublinhou a importância da "Arca de Noé verde", cuja obra teve custo de US$ 9,1 milhões. "É algo visionário, um sinal de como a cooperação internacional pode ser valiosa para o bem comum", declarou. "Sabemos que há várias ameaças contra as sementes, e é crucial termos um depósito ao qual os países possam recorrer", disse a queniana.

Maathai comentou o envolvimento do Brasil com o projeto. "O Brasil é muito rico em algumas das melhores e mais originais sementes do mundo, e seria maravilhoso se o país pudesse participar", argumentou. Ela citou a castanha-do-pará como exemplo de material a ser guardado e destacou a riqueza da Amazônia.

Jório Dauster, ex-embaixador do Brasil na União Européia e membro do Fundo Global de Diversidade Agrícola, lembrou que culturas foram perdidas com a guerra civil no Afeganistão e com o conflito no Iraque. "No local onde funciona a prisão de Abu Ghraib, famosa pelas torturas de iraquianos, havia uma coleção de sementes que foi destruída", exemplificou. "Guerras, aquecimento global e escassez de dinheiro poderiam eliminar sementes extraordinárias, frutos de 13 mil anos de cultura. Por isso, a caixa-forte foi construída em um lugar a salvo, a 1.200km do Pólo Norte", disse.

O diplomata acredita que sementes de plantas do agreste brasileiro e da Amazônia, além de oleaginosas como a mamona (usada na produção de biodiesel), poderiam um dia ser armazenadas no local.

Entrevista - cary fowler

Criador do projeto defende diversidade

Na madrugada de ontem, pouco antes de partir para a inauguração do bunker, o norueguês Cary Fowler concedeu entrevista ao Correio. Diretor executivo do Fundo Global de Diversidade Agrícola e ex-professor da Universidade Norueguesa de Ciências da Vida, em Oslo, Fowler foi um dos principais mentores da "Arca de Noé". Ele afirmou que a caverna futurista tem o objetivo de se resguardar ante ameaças às sementes, incluindo guerras civis, falta de financiamento e erro humano ou, em casos menos prováveis, um cataclisma nuclear ou um grande terremoto.

Qual é a proposta da caixa-forte com sementes chamada de "Arca de Noé"?

A proposta é fornecer garantia contra a perda da diversidade de grãos armazenados em bancos de sementes tradicionais que servem aos pesquisadores e agricultores. Outro objetivo é oferecer material cru para a produção de plantas e o melhoramento de grãos. Acredito que a grande ameaça à diversidade desses bancos de sementes vem atualmente dos escassos financiamentos, das falhas de equipamentos e de erro humano no gerenciamento dos recursos. Nos últimos anos, levantes civis e guerras têm danificado e destruído bancos de sementes. É importante notar que o propósito da "caixa-forte com sementes" não é simplesmente o de proteger contra catástrofes em escala global.

Quantas sementes serão estocadas na montanha?

Nós conservaremos cerca de 500 sementes da cada amostra individual de uma determinada espécie. A caverna tem capacidade para 4,5 milhões de amostras. No interior das salas, a temperatura é de aproximadamente 4 graus negativos. Mais tarde, as câmaras serão refrigeradas mecanicamente a 18 graus Celsius negativos. Nessas condições, as sementes podem permanecer vivas por milhares de anos.

De que modo será feito esse armazenamento? Qual é o nível de proteção da caverna?

A "Arca de Noé" começa com um túnel com cerca de 125m de comprimento. No fim dele, são três câmaras, cada uma com capacidade para 1,5 milhão de sementes. A caverna foi esculpida na rocha sólida e é coberta por uma camada de concreto. Não acreditamos que ela será alvo de ação militar, mas foi construída para suportar qualquer tipo de ameaça possível, por estar situada bem dentro da montanha.

Como surgiu a idéia de construir essa caixa-forte?

A idéia dessa obra foi discutida por alguns anos com a comunidade científica internacional. Eu dirigi um comitê que projetou o desenho e planejou o gerenciamento da caverna. Apresentamos nosso estudo ao governo norueguês em 2004. O processo de construção envolveu entre 15 e 20 pessoas e durou cerca de oito meses. O Fundo Global de Diversidade Agrícola também tem coordenado e financiado o envio de sementes dos países em desenvolvimento. E também tem concordado em pagar, de modo vitalício, os custos de operação da instalação. (RC) FONTE: Correio Braziliense ? DF



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico