Limoeiro do Norte. Até a segunda quinzena deste mês, os cerca de 90 mil produtores de todas as regiões do Estado terão recebido as três mil toneladas de sementes para o período de chuva que se aproxima. O Cariri foi a única região que, pelas chuvas já em dezembro, recebeu os grãos. Até semana que vem, Vale do Jaguaribe e Sertão da Ibiapaba deverão ser abastecidos. Diretores da Ematerce em todo o Estado estiveram reunidos, ontem, em Fortaleza com o presidente do órgão no Estado para traçar os planos de ação do Programa Hora de Plantar. Atendendo solicitação do governador Cid Gomes, a quase totalidade de beneficiados será de agricultores familiares.
A informação dada pelo presidente da Ematerce, o engenheiro agrônomo José Maria Pimenta, serve de alento para os produtores rurais do Interior ansiosos pelo recebimento das sementes. Isso porque na primeira quinzena de janeiro do ano passado, quando o inverno já não era visto com muito otimismo pela Funceme, praticamente todas as regiões já tinham recebido as sementes. Neste ano, a Funceme já crê num inverno melhor que em 2007, mas apenas o Cariri começou a plantar.
"Mas os produtores podem ficar tranqüilos que o quanto antes estaremos entregando as sementes. Próxima semana tem sertão da Ibiapaba, depois Vale do Jaguaribe, mas até o final de janeiro todos os produtores estarão com as sementes, pois já foram todas para as sedes regionais", assegura José Maria. Mas em Limoeiro do Norte, as sementes ainda não chegaram. Conforme o diretor do núcleo local, Francisco Evangelista de Sá, as sementes que havia no pátio interno do órgão era sobra de milho do ano passado, já devolvida. A este período de janeiro do ano passado, as sementes já eram entregues, "para que o produtor aproveite as primeiras chuvas", foi dito naquela época.
Este ano terá 20% a mais de sementes quando comparado com o ano passado. Serão 510 toneladas de feijão, 2.100 toneladas de milho híbrido, 250 toneladas de mamona, 60 toneladas de arroz, 457 de sorgo, 40t de algodão, 40t de girassol, um milhão de mudas de caju, 13 mil metros cúbicos de mandioca, nove milhões de toneladas de cana-de-açúcar e oito milhões de raquetes de palma forrageira. Estão cadastrados aproximadamente 90 mil pequenos produtores. Conforme José Maria Pimenta, o número é variável porque, embora o cadastro tenha sido feito, algumas regiões podem estar ociosas e contemplar mais gente.
Os municípios de Limoeiro do Norte e Quixeré, no Vale do Jaguaribe, receberão cerca de sete toneladas de feijão, igual quantidade de milho, 800kg de sorgo e uma tonelada de mamona e de girassol, estas cuja produção abastecerá as usinas de biodiesel no Interior. Os dois municípios contemplam 1.200 produtores de base familiar, que , por sinal, estão ansiosos para a chegada de sementes, já que o clima de chuva começou a se formar na região.
Desvio de sementes
Na última segunda-feira, o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, entrou com denúncia junto ao Ministério Público de Mauriti de que cinco pequenos produtores cadastrados no Programa Hora de Plantar estavam revendendo sementes para produtores da Paraíba e para grandes produtores da região. As sementes foram distribuídas na edição de 2007 do Hora de Plantar. O promotor público de Mauriti, Ithalo Frota Loureiro, analisa o caso. Por telefone com a reportagem, José Maria Pimenta informou que as regiões de fronteira com outros Estados apresentam mais riscos, mesmo assim a fiscalização continuará.
SAIBA MAIS
Objetivo
É um programa de distribuição de sementes selecionadas de milho (híbrido e variedade), feijão (vigna e phaseolus) e arroz, de alta produtividade, que beneficia, exclusivamente, pequenos produtores rurais, que plantem até 2ha. Também inclui muda de caju, alqueires de mandioca e sementes de oleaginosas, como mamona e girassol.
Beneficiados
Todo pequeno agricultor que plante até dois hectares e já é cadastrado em programas do Hora de Plantar anteriores.
Distribuição
Podem ser inscritos, também, novos beneficiários, desde que haja sobras na distribuição das sementes nos municípios.
Pagamento
O agricultor pagará 50% do valor das sementes e terá um prazo até 31 de outubro, para pagar sua dívida.
Melquíades Júnior
Colaborador
Mais informações:
Ematerce - Fortaleza
Telefone: (85) 3101.2416
Ematerce - Limoeiro do Norte
Telefone: (88) 3423.6979
www.ematerce.ce.gov.br
(CBL) FONTE: Diário do Nordeste ? CE