Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
13 ANOS DA ENFOC
Semeando resistência!
WhatsApp

04 de Novembro de 2019


ARTE: Hudson Dias
TEMAS RELACIONADOS:
13 anos da enfoc
13 ANOS DA ENFOC

Há 13 anos nascia a Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), uma escola construída a várias mãos, idealizada e sonhada primeiramente pelas mulheres trabalhadoras rurais, a partir da necessidade de uma formação política contextualizada que atendesse as suas demandas.

As mulheres plantaram a semente que germinou em 14 de agosto de 2006, com a realização do 1º Curso de Formação Política (1ª Turma) da ENFOC.

Uma escola de formação política orgânica do Movimento Sindical de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares, de natureza libertadora e popular inspirada no legado de Paulo Freire, com missão de fazer formação política militante, processual e ampla, pautada no fortalecimento da luta da classe trabalhadora, a partir de suas dinâmicas e potencialidades, com perspectiva de transformar realidades e emancipar sujeitos.

E assim a ENFOC ao longo desses 13 anos foi se constituindo em seu fazer coletivo e se reinventando através das ações formativas multiplicadas pelos educandos e educandas que compõem a Rede de Educadores e Educadoras Populares. Essa multiplicação que se dá de maneira criativa, recria saberes e alcança as várias regiões e localidades desse imenso Brasil.

Caminhos da formação...

A ENFOC durante sua trajetória vem desenvolvendo processos formativos tendo como prática pedagógica a perspectiva crítica, libertadora, continuada e multidisciplinar, fundamentada nos princípios da Educação Popular, da Educação do Campo e referenciada no legado de Paulo Freire, patrono da educação brasileira.

Estamos no 7º itinerário formativo, um caminho político e metodológico que envolve um conjunto de atividades articuladas entre si, voltadas a alcançar diversos espaços e sujeitos do campo, da floresta e das águas, propondo mudanças nos espaços de vida e militância desses sujeitos.

Na sua atuação, a ENFOC considera a pluralidade de culturas e ideias e estimula a leitura de mundo, está atenta às demandas e as especificidades e potencialidades daqueles e daquelas que participam de suas atividades e coletivamente compartilham e constroem saberes.

Com esse jeito de ser escola, lugar de transformação política que impulsiona a luta e a militância, a ENFOC construiu um repertório pedagógico que envolve a construção coletiva de conhecimentos, o estímulo à arte e cultura como expressões de resistência e saber popular, agrega conhecimento e inspira práticas para a construção de novas relações de sociabilidades.

A importância da formação política em defesa da democracia

Em tempos de ódio, preconceito, intolerância, desmonte de direitos, autoritarismo e conservadorismo do qual estamos vivendo, a formação política, crítica e libertadora ocupa um lugar de extrema relevância na vida das pessoas. A violência propagada pela mídia tendenciosa reforça a necessidade de investir em processos formativos capazes de despertar para a tomada de consciência.

Ao longo desses 13 anos a ENFOC como um espaço de luta e resistência tem investido em processos formativos que motivam e impulsionam ações transformadoras nos diversos espaços de vida e militância, e, nesse contexto, tem construído um itinerário formativo que reflita a conjuntura política, social e econômica do país, as ameaças à democracia e aos direitos da classe trabalhadora.

Tem se desafiado na abordagem de temas que perpassam a subjetividade dos sujeitos, a exemplo das oficinas “onde habita meu preconceito?” que refletem sobre orientação sexual, espiritualidade, relações sociais de gênero e relações étnico-raciais, buscando entender como são construídos os estereótipos e a naturalização das desigualdades e dos preconceitos.

Recentemente o tema sobre masculinidades tóxicas e novas masculinidades estão fazendo parte dos cursos, uma importante reflexão sobre o processo histórico de construção dos papéis atribuídos ao masculino, referenciando-se nos debates sobre patriarcado e feminismos para reforçar que a construção de uma nova sociedade baseada no respeito às diferenças requer que se superem as relações de desigualdades e exclusão fundadas na sociedade capitalista e patriarcal.

E assim seguimos, construindo resistências e caminhos, humanizando relações, conquistando mentes e corações na amorosidade e respeito às diversas formas de ser.

Nesses 13 anos queremos saber: qual a sua história com a ENFOC?

Em clima de celebração dos 13 anos da ENFOC queremos saber: Qual a sua história com a escola? Como ela chegou em sua vida? De que maneira a formação vivenciada influenciou transformações? Quais são as memórias guardadas do processo formativo? O que te tocou, despertou, contribuiu de alguma maneira?

Conte para nós em forma de depoimentos, vídeos, fotos, músicas, poesias, cordéis, repentes e demais formas de livre expressão que nos ajude a conhecer a sua história com a ENFOC.

Para enviar a sua história acesse o link abaixo:AQUI

O material recebido será divulgado no site da ENFOC e nas redes sociais.

Conheça mais sobre a ENFOC:

Estratégia pedagógica e Itinerário formativo: AQUI

Publicações:AQUI

Facebook:AQUI

#13anosenfoc

#eufaçoparte

#lugardetransformaçãopolítica

#paulofreirevive FONTE: Equipe Operativa da ENFOC



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico