Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
SEM-TERRA REIVINDICAM ÁREA DE H
Sem-terra reivindicam área de Horto
WhatsApp

26 de Dezembro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
sem-terra reivindicam área de h

Davi Venturino

Piratininga - Sessenta famílias de sem-terra deixaram a área central do Horto Florestal de Piratininga, onde moram há nove anos, e ocuparam a região mais alta do horto junto às plantações de eucalipto da Ripasa. Cerca de 45 barracas de lona foram levantadas no local para abrigar as famílias enquanto os sem-terra aguardam uma definição sobre o destino da área.

O grupo alega que o contrato de 21 anos da Ripasa - para exploração da área - com a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) teria vencido no dia 6 de novembro deste ano. Depois de esperar durante este período, o grupo quer agora que as terras do Estado sejam destinadas para a reforma agrária.

"O contrato de plantio de eucalipto da Ripasa foi por 21 anos. Esses 21 anos completou agora, no dia 6 de novembro de 2007. O contrato nos diz que eles estão proibidos de renovar", afirma José Cícero, 40 anos, integrante do grupo de sem- terra.

A área, de aproximadamente 1.300 hectares, é dividida em três lotes, sendo que parte das terras fica em Piratininga e parte em Cabrália Paulista.

O acesso ao horto é feito a partir da rodovia Bauru-Ipaussu, percorrendo cerca de cinco quilômetros de estrada de terra. Os integrantes do grupo sem-terra afirmam que não estão ocupando o novo local, apenas querem chamar a atenção para a situação.

"Isso não é uma ocupação. Isso é uma reivindicação para que a Ripasa acorde e lembre-se de que o povo precisa da terra para trabalhar. É só para chamar a atenção do governo, que está trabalhando em cima disso. O governo já sabe e a Ripasa está consciente. Nós estamos esperando deles uma resposta. Saímos lá de baixo e entramos aqui pacificamente", garante Cícero.

Aproximadamente 150 pessoas, 47 delas crianças, deixaram suas moradias, muitas de alvenaria pertencente à extinta Fepasa, e em protesto subiram para uma área localizada a cerca de um quilômetro acima, onde montaram, aproximadamente, 45 barracas de lona em meio aos eucaliptos.

O grupo de sem-terra tem planos para a área caso a reforma agrária se concretize. A idéia é criar uma cooperativa agrícola onde as famílias possam produzir e vender os produtos plantados.

Atualmente, a área central do Horto, onde vivem as famílias, não é suficiente, segundo elas, para se desenvolver a agricultura e colocar em prática a cooperativa. O que plantam hoje é apenas para o consumo próprio das famílias e para pequenas vendas.

"Aqui, o pessoal sempre viveu esperando este momento (da reforma agrária), mas trabalhando sempre para fora, para os fazendeiros", comenta Wanderson Marcelo, 33 anos, integrante do grupo. Segundo ele, a Federação da Agricultura Familiar (FAF) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) dão apoio ao grupo. "O apoio é mais jurídico e o resto a gente tem que correr atrás", completa Marcelo.

Os sem-terra acreditam que a vigência do contrato com o Estado impedia que a área fosse destinada à reforma agrária. "O contrato dele em cima da área barrava a legalização da nossa situação. Por isso que a gente até esperou o vencimento do contrato para iniciar o processo de reivindicação", confirma Marcelo.

O delegado titular de polícia de Piratininga, Paulo Calil, confirmou à reportagem do JC que foi registrado um boletim de ocorrência (BO) sobre a ocupação dos sem-terra na área desde o último dia 16 deste mês. "Não houve violência. Registraram o BO para tomar providências civis", diz Calil.

De acordo com o delegado, o BO foi encaminhado para a Delegacia de Cabrália Paulista já que a área ocupada pelos sem-terra foi registrada no Cartório de Registro de Imóveis de Duartina, portanto, não pertencente à jurisdição de Piratininga, ao contrário da sede do horto. FONTE: Jornal da Cidade de Bauru ? SP



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico