Subiu para 19 o número de propriedades invadidas por integrantes de movimentos sem-terra em Pernambuco neste fim de semana. Só neste domingo (13), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realizou 14 ocupações, enquanto a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Pernambuco (Fetraf) ocupou outras duas áreas, ambas localizadas em Santa Maria da Boa Vista, no Sertão.
As fazendas Poço do Icó e a Planalto ocupadas pela Fetraf, segundo o órgão, são de propriedade do deputado federal e ex-senador Carlos Wilson Campos. De acordo com a direção do movimento, os agricultores invadiram as propriedades, com o intuito de irrigar parte da produção com as águas da barragem que está transbordando devido às últimas chuvas que caíram na região.
As ocupações integram o movimento chamado Abril Vermelho, que é realizado anualmente para lembrar a morte de vários trabalhadores rurais, no Pará, em batalha denominada Massacre de Eldorado dos Carajás, ocorrida em 17 de abril de 1996. Até o próximo dia 17, trabalhadores prometem mais ações. FONTE: TV Jornal do Commercio - 13/04/08