Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
#FAMA2018
Sem água não alimentamos o Brasil!
WhatsApp

19 de Março de 2018


César Ramos e Verônica Tozzi
TEMAS RELACIONADOS:
#fama2018

Agricultura familiar, presente! Com uma mística de fortalecimento da resistência da agricultura familiar contra a mercantilização da água, de denúncia de crimes ambientais, do mau uso dos bens naturais e os efeitos que contribuem para as mudanças climáticas, foi iniciado o Seminário Nacional sobre Meio Ambiente e Direito à Água com a presença de cerca de 300 dirigentes sindicais, lideranças, assessores(as) e trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares de todo o País.

Esse seminário, que tem como tema "Sem Água não Alimentamos o Brasil", integra a programação do Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA) e acontece de 19 a 22 de março, em Brasília, com o objetivo de dialogar e capacitar a agricultura familiar sobre a importância de atrelar a defesa do meio ambiente à luta em defesa da água como um direito essencial, fundamental e universal.

Durante a mística, a delegação da CONTAG, das Federações e Sindicatos também fez uma homenagem a todos e todas que tombaram na luta, incluindo a vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco (PSOL-RJ), assassinada no último dia 14 de março. Foi um momento forte, de reflexão e um grito de basta de violência! "Trabalhadores e trabalhadoras rurais, presente! Marielle Franco, presente! Todos que tombaram na luta, presente!", reforçaram todos e todas.

Em cortejo, levantando o estandarte "Água é um direito, não mercadoria" e bandeiras da CONTAG, os(as) participantes se dirigiram ao auditório como sinal de resistência para a abertura política do Seminário.



A Diretoria da CONTAG destacou a posição do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) de se contrapor ao Fórum Mundial da Água (FMA), também chamado de Fórum das Corporações, que pretende mercantilizar a água. "Temos que dizer a toda sociedade que vamos fazer muitas lutas para garantir a água como direito, não como mercadoria. Também não basta fazermos somente o debate em defesa da água. Temos o compromisso de fazer mais e a CONTAG se compromete a fazer mais. Temos que mudar os nossos hábitos, fazer o manejo e intensificar a preservação da água", destacou o presidente da CONTAG, Aristides Santos.

A secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Rosmari Malheiros, denuncia que estamos atravessando um momento desumano de transformação da água em mercadoria. “Não aceitamos a mercantilização da água. Está tramitando no Congresso Nacional projeto que visa inserir a concessão da água na política de recursos hídricos. Além disso, de 2011 para cá cresceu em 150% o número de conflitos por água. E esse número pode ser maior, pois muitos casos nem chegam a ser registrados”, destaca a dirigente. Rose também relembra outros problemas ambientais recentes e que permanecem na impunidade. “Temos os casos de Mariana/MG e de Barcarena/PA, que degradam o meio ambiente, poluem os nossos rios, matam os nossos peixes e retiram o nosso direito ao acesso a fontes de água adequadas”, denuncia.

E, na opinião de Rose, as grandes corporações usam a mídia para convencer a população de que estão preocupadas com o meio ambiente e que privatizar a água seria algo positivo. “O FAMA rejeita todas as propostas em discussão no Fórum das Corporações. Nós reafirmamos o que aprovados no 12º Congresso da CONTAG: preservar o meio ambiente, a água e os nossos solos. Ou cuidamos do nosso planeta ou não teremos como alimentar o nosso País”, ressalta a secretária de Meio Ambiente da CONTAG.



DEBATE

Em sequência à abertura política, foi realizado o debate sobre “As questões socioambientais e as múltiplas relações com a agricultura familiar”, com a participação do professor Murilo Souza, da Universidade Estadual de Goiás, e Cristiane Faustino, da Rede Brasileira de Justiça Ambiental.

Para Murilo, quando os bens naturais são vistos como mercadoria, começam a aparecer os problemas ambientais. “Os agrotóxicos representam toda uma indústria que agora também quer controlar as terras e as águas. Agrotóxico é VENENO! No Brasil a água está muito contaminada. Aqui, é tolerado fornecer água com 5 mil a mais de glifosato do que em países da Europa. Já está comprovado que vários casos de câncer estão ligados ao consumo de agrotóxicos na comida e na água. E a agricultura familiar pode contribuir bastante para reverter essa situação. Os agricultores e agricultoras familiares produzem muitos alimentos e contam com grandes experiências agroecológicas, mesmo sem políticas públicas de incentivo para as boas práticas”, argumenta o professor.

Cristiane Faustino também reforça que as práticas e a relação que estabelecemos com a natureza são diferentes no campo e na cidade. “O Plano Nacional de Mineração, por exemplo, foi feito entre o governo e empresas. As populações afetadas não foram consultadas. Esses grandes grupos têm maior capacidade de degradação e não a agricultura familiar. A degradação ambiental é atravessada por relações de poder e de forma injusta. E os impactos maiores acontecem nos territórios indígenas, quilombolas e da agricultura familiar”, ressalta a representante da Rede Brasileira de Justiça Ambiental.



FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico