Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
SEGURIDADE APROVA AMPLIAÇÃO DA
Seguridade aprova ampliação da previdência rural
WhatsApp

04 de Dezembro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
seguridade aprova ampliação da

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou hoje, por unanimidade, o Projeto de Lei 6852/06, do Executivo, que altera as regras da Previdência para ampliar o conceito de segurado especial e acrescentar novas formas de comprovação do exercício da atividade rural. O projeto ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votado em plenário.

A votação seguiu o parecer do relator, deputado Dr. Pinotti (DEM-SP), que recomendou a aprovação do substitutivo da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural à proposta do Executivo. Das 19 medidas analisadas em conjunto pelo relator, Dr. Pinotti considerou essa a mais completa.

Benefícios

O projeto permite a comprovação do exercício da atividade rural por meio de cópia da declaração de Imposto de Renda, de comprovantes de recolhimento de contribuição à Previdência Social sobre o valor da produção e ainda por meio de documentos fiscais provando que a produção foi entregue à cooperativa agrícola ou entreposto de pescado. O relator na Comissão de Agricultura, deputado Leonardo Vilela (PSDB-GO), incluiu o licenciamento de ocupação outorgado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) entre os documentos que podem seu usados para comprovar o exercício da atividade de produtor rural.

De acordo com Dr. Pinotti, essas medidas são suficientes para facilitar a comprovação pelo trabalhador rural de suas atividades. "Hoje o trabalhador rural tem a garantia da aposentadoria sem a perversidade da burocracia", comentou.

Segurado especial

A proposta do Executivo enquadra o seringueiro, o extrativista vegetal e o produtor rural que explore até quatro módulos fiscais na categoria de segurado especial da Previdência Social. Pela proposta, o grupo familiar nessas condições poderá contratar empregados em, no máximo, 120 pessoas ao ano. A outorga, meação, arrendamento e/ou comodato de até 50% do terreno a parentes, ou de 25% a terceiros, também não descaracterizam o segurado especial, assim como a exploração da propriedade para atividades turísticas por não mais que 90 dias por ano.

O substitutivo aprovado permite que o trabalhador conceda, por meio de contrato escrito, 50% da sua área para outro trabalhador, sem distinção entre parentes ou terceiros. Leonardo Vilela também amplia para 120 dias ao ano o período em que o trabalhador rural pode usar sua propriedade para turismo.

Outras modificações

O substitutivo da Comissão de Agricultura apresenta uma série de outras modificações ao projeto do governo. Dentre elas, destacam-se as seguintes:

- inclui a exploração de agroindústria - como pequenas beneficiadoras de alimentos in natura - e a associação em cooperativa no rol das atividades que o trabalhador pode executar sem perder a condição de segurado especial;

- define o processo de beneficiamento ou industrialização artesanal como aquele realizado diretamente pelo trabalhador rural, desde que não sujeito à incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), com o objetivo de evitar que o segurado perca a condição de especial por executar tarefas típicas de empresas;

- estabelece que a matrícula do Cadastro Específico do INSS (CEI) será o documento de inscrição do segurado especial, em substituição ao Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);

- permite que o segurado especial sem tempo de contribuição necessário para a concessão da aposentadoria possa somar o período de segurado em outras categorias (por exemplo, os anos em que trabalhou como empregado doméstico ou trabalhador avulso).

Margem a fraudes

A comissão rejeitou o Projeto de Lei 114/95, do ex-deputado Edinho Araújo, que tramita em conjunto. A proposta exime trabalhadores rurais que prestem serviço a mais de um empregador da apresentação de contrato de trabalho para concessão de aposentadoria ou pensão. Pelo projeto, basta a comprovação da atividade rural por meio do sindicato de trabalhadores rurais. Na opinião do relator, a adoção da prova testemunhal no lugar da material daria margem para fraudes no sistema.

Reportagem - Maria Neves

Edição - Francisco Brandão FONTE: Agência Câmara ? DF



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico