Com o objetivo de avaliar a agenda política da Coprofam no marco do Projeto de Cooperação DCI/FOOD/2013 com a União Europeia (EU), no que se refere a segurança alimentar, acesso à terra e mitigação, adaptação às mudanças climáticas, mulheres e juventude rural, a CONTAG, através de sua Vice-Presidênvia e Secretaria de Relações Internacionais, recebeu representantes da União Europeia, Charles Dixon, e da Oxfam, Giovanna Vasquez.
No diálogo que aconteceu por dois dias na sede da CONTAG, em Brasília-DF, foi feita uma análise de conjuntura sobre vários temas referentes agricultara familiar e campesina, na América Latina e Caribe. Ainda participaram do debate a representante da FAO-Brasil, Úrsula Zacarias, e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Cristina Timponi e João Paulo, que aproveitaram a oportunidade para de forma muito direta, dialogar com a diretoria da CONTAG sobre os impactos na cooperação Sul-Sul em SSAN do golpe no Brasil e os desafios para o avanço de políticas públicas para a agricultura familiar no âmbito do MERCOSUL Ampliado.
Entre as várias ações desenvolvidas através da cooperação internacional, se aponta o fortalecimento da Comunicação Popular em Rede na América Latina e Caribe. Tema que foi proposto no Curso em Capacitação Digital, que aconteceu ainda esse ano, em San Salvador, organizado pela OXFAM, através da União Europeia CRECE LAC (Latino América e o Caribe). O Curso foi uma oportunidade debater sobre o uso das redes sociais e das novas tecnologias nas estratégias de influência para construção e proposição de Políticas Públicas para Agricultura Familiar, Campesina e Indígena, no atual cenário de disputa política existente em todo mundo, mas que se evidenciam ainda mais nos países da América Latina e Caribe. Estavam presentes no Curso representantes da CONTAG (Brasil) e de várias organizações sociais de Honduras, Nicarágua, El Salvador, Costa Rica, Guatemala, Uruguai, Peru e Espanha.
Além do Curso em Capacitação Digital, a CONTAG também discutiu naquele momento junto ao Comitê Político da UE CRECE LAC, a agenda de ações do 3º ano de atividades do Projeto CRECE LAC (Latino América e o Caribe). FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Barack Fernandes