Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
SEDER AVALIA 2007 EM REUNIÃO DO
Seder avalia 2007 em reunião do Conselho de Desenvolvimento Agrícola
WhatsApp

26 de Dezembro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
seder avalia 2007 em reunião do

Da Redação

O Conselho de Desenvolvimento Agrícola do Estado de Mato Grosso (CDA-MT) realizou sua última reunião do ano de 2007, onde foram discutidas as últimas pautas do ano e, também, apresentado um relatório das principais ações da Seder-MT ao secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Neldo Egon Weirich, presidente do CDA-MT, e aos demais conselheiros.

Na primeira parte da reunião o secretário executivo do CDA-MT, Dimas Gomes Neto, apresentou um relatório das contratações e o orçamento do Fundo Constitucional Rural de Financiamento do Centro Oeste (FCO - Rural) durante o tempo de Governo Blairo Maggi. Num comparativo com os governos anteriores, de 1989 a 2002, o FCO-Rural atendeu 120 municípios e gerou 271.646,00 empregos. Já no atual governo, de 2003 a 2007, 141 municípios foram atendidos e o número de empregos gerados é de 366.673,00.

Logo após, o superintendente de política agrícola da Seder-MT, Rogério Monteiro, apresentou os resultados obtidos pelo Fundo de Desenvolvimento Florestal do Estado de Mato Grosso (MT-FLORESTA). Neste ano de 2007 foram aprovados 26 convênios na ordem de R$ 6 milhões, além das publicações das Diretrizes Técnicas do Pau de Balsa e da Seringueira. Monteiro também falou da criação do Programa de Incentivo a Cultura do Girassol (Programa de Bioenergia do Estado de Mato Grosso) e, posteriormente, da criação da Câmara Técnica de Bioenergia, bem como da Câmara Técnica do Trigo e Câmara Técnica de Aqüicultura.

A Seder-MT implementou o Programa de Incentivo a Fruticultura, que também realizou ações importantes no ano de 2007, como a participação da Semana Frutal em Belém (PA), visita técnica a Coopernova, em Terra Nova do Norte, reunião na Gleba Coqueiral, em Nobres, participação do Seminário de Fruticultura, em Sinop, entre outros.

Outros programas, ações e superintendências

Superintendência de Programas Especiais - Essa também foi de fundamental importância no ano de 2007, pois articulou o CONTRAF BC (Conselho Territorial de Agricultura Familiar da Baixada Cuiabana); implantou o projeto para construção da Central de Comercialização da Agricultura Familiar, com recursos do MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário; visitou o CeasaMinas, visando intercâmbio de informações técnicas para adaptabilidade no Projeto Ceasa MatoGrosso; elaborou o Projeto de Desenvolvimento de Sistemas de Irrigação para Agricultura Familiar de Mato Grosso; além de representar a SEDER no Comitê Intersetorial de Políticas Públicas para Juventude em MT; entre outros.

Superintendência de Programas de Desenvolvimento - Essa equipe, assim como as outras, também executou um importante trabalho: foram proferidas palestras, cursos e seminários sobre piscicultura no municípios Barão de Melgaço, Campo Novo dos Parecis, Brasnorte, Juara, juruena, Aripuanã e Ipiranga do Norte. Houve a entrega 1.100 equipamentos apícolas, 03 casas de mel (Juara, Juruena e Aripuanã).

No setor da aqüicultura foram proferidas palestras, cursos e seminários nos municípios de Juruena, Alto Taquari, Brasnorte, Nova Canaã do Norte, Alto Paraguaia, Querência, Juina e Alto Paraguaia, onde foi implantado um programa de piscicultura em áreas degradadas pelo garimpo, projeto inédito no estado.

No setor do leite, esta superintendência trabalhou com as três maiores cooperativas do Estado: a COOPERNOVA, que abrange mais de 20 municípios do norte do Estado; COOMAJUL, que abrange a Baixada Cuiabana; e, a COOPERNOROESTE, que atua na região de Cáceres. Essas três cooperativas são responsáveis por 40% do leite do Estado.

Também há o Programa de Icentivo de Algodão de Mato Grosso (Proalmat), que obteve 552 propriedades certificadas, com incentivo fiscal de R$ 77.761.892,00, até outubro;

Também ligado a essa superintendência está o Programa Mato-grossense de Melhoramento da Pecuária (PROMMEPE), que hoje conta com 564 técnicos aptos a emitir laudo zootécnico para aquisição de animais para o PRONAF.

Superintendência a Agricultura Familiar - Essa, trabalha pelo Fortalecimento da Agricultura Familiar Artesanato Rural e realiza atividades de incremento da renda familiar através do Artesanato Rural. Os Municípios onde foram realizados cursos artesanais esse ano, são: Novo Horizonte do norte (Aproveitamento de Madeira, 30 famílias), Pedra Preta (Biscuit em vidro e reciclagem, 30 famílias), Campo Novo dos Parecis (Avaliação e Acabamento de Produtos Artesanais, 18 famílias), Nova Brasilândia (Aproveitamento de Madeira e Bordado em Chinelo, 37 famílias), Várzea Grande (Avaliação e Extração de Ervas Aromáticas e Medicinais, 15 famílias), Juara (60 famílias), Porto dos Gaúchos (25 famílias), Santo Afonso (20 famílias). Na Feira Nacional Da Agricultura Familiar, Realizada de 04 á 08 de outubro 2007, em Brasília, os três dos produtos apresentados foram frutos desse programa de artesanato. FONTE: O Documento ? MT



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico