Crianças, idosos e deficientes atendidos por programa parceiro das secretarias de Agricultura (Sagri) e Desenvolvimento Social (Seds) recebem leite embalado pela Cooperativa Agropecuária do Vale do Rio Grande (Copervale) diariamente. De acordo com o programa, desenvolvido entre a Prefeitura e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), as 78 instituições cadastradas recebem 2.283 litros de leite/dia. Isso corresponde em termos financeiros a R$ 721 mil ao ano.
Mas, o titular da Sagri, José Humberto Guimarães, tranqüiliza as 7.800 pessoas atendidas pelo programa. "O leite distribuído é o que chamamos de "barriga mole", ou seja, embalado em sacos plásticos. Já o que está sob suspeita de adulteração é o tipo longa vida", informa.
Além disso, o secretário sai em defesa da cooperativa ao afirmar que todas as três edições do projeto nunca tiveram problemas em relação à qualidade do produto fornecido. "Há que se destacar que é uma cooperativa formada há décadas por pessoas idôneas, constituída em sua maioria por pequenos produtores", lembra.
Guimarães também cobra cautela para julgar a questão. "Como secretário de Agricultura do município, quero afirmar à sociedade que não é preciso pânico, pois o que existe são suspeitas. As provas ainda são vindouras", anuncia. Por isso, o secretário descarta a recomendação de interromper o consumo de leite longa vida da Copervale. "Digo à população, beba leite, não é preciso temor", assegura.
Na hipótese de haver comprovação das irregularidades no produto, a solução para ele é simples. "Como leite é produzido diariamente, bastaria fazer as devidas adequações na empresa para que ela voltasse a fornecer o produto da qualidade que sempre comercializou", simplifica.
Por fim, Guimarães alerta para o perigo de julgamento sem provas. "Lembro-me do episódio da Escola Base em São Paulo. Naquela ocasião, um levantamento em falso destruiu a vida de uma família, que até hoje não conseguiu se reerguer. Temos que considerar isso, visto que muita gente honesta depende da Copervale para viver". FONTE: Jornal da Manhã ? SP