Da Redação
Agência Pará
Termina hoje (25), a VIII Festa do Cacau que acontece desde a última sexta-feira, em Medicilândia. Durante esses três dias os produtores de cacau dos municípios da região da Transamazônica participaram de debates e palestras com representantes de órgãos do governo do Estado e também de instituições bancárias que anunciaram investimentos e benefícios para o setor.
O secretário de Estado de Agricultura, Cássio Pereira, esteve reunido com agricultores de Uruará, Medicilândia e Anapú. A maior reivindicação dos trabalhadores é a negociação das dívidas do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte -FNO - junto ao Banco da Amazônia.
O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável de Uruará e Medicilândia pediu providências para essa questão. O gerente do Banco da Amazônia de Altamira, Gilberto Jordan, disse que o banco está disposto a negociar os prazos e pagamentos.
De acordo com o secretário, essa demanda também será discutida na Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural e Sustentável que acontecerá em março de 2008 e, também na Conferencia Nacional, que será em julho. "É preciso mediar e buscar soluções junto às outras instituições. A Sagri também tem o papel de fazer acordos e negociações com outras esferas", afirmou Pereira. O secretário disse ainda, que é preciso os produtores fortalecer e criar associações e cooperativas, e só assim, poderão cobrar investimentos, e também reivindicar maiores incentivos para o segmento.
Outra reivindicação é o fortalecimento da Emater na região, que precisa de infra-estrutura e também de mão-de-obra qualificada para oferecer assistência técnica aos agricultores. Segundo Cássio Pereira, esse problema também o governo buscará resolver. A linha de crédito fornecida pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - Pronaf - foi retomada.
O financiamento estava suspenso desde maio, devido a problemas com a fiscalização dos recursos. "O benefício está de volta após uma renegociação com o Ministério do Desenvolvimento Agrário para garantir a excelência na aplicação e fiscalização", disse Luis Nogueira, superintendente de desenvolvimento do Banco do Brasil.
Os moradores e visitantes puderam conferir ainda, os produtos agrícolas e derivados da agricultura familiar nos estandes da feira.
Cássio Pereira também visitou a biofábrica de mudas clonais e a área de sementes hibridas da Ceplac, em Medicilândia, que receberá 500 mil reais para ampliação. Na manhã de hoje, o secretário seguiu para Belém. E a tarde viajará para Madri, na Espanha, onde divulgará as potencialidades da fruticultura e do setor agrícola paraense, em evento internacional.
Texto: Tadeu Covre - Sagri
Sagri FONTE: Governo do Pará ? PA