Em um ano repleto de atividades da CONTAG, a Secretaria Geral trabalhou para garantir o sucesso de todas elas, e já se prepara para os eventos do próximo ano.
A Secretaria Geral está sempre presente em todas as ações de massa e eventos internos da CONTAG, sendo responsável pelos aspectos formais de licenciamento, autorização e infraestrutura deles.
Já no início de 2012, a Secretaria atuou diretamente na organização da Oficina de Planejamento da CONTAG, em fevereiro, e na Mobilização dos Assalariados(as) Rurais, em março, no processo de mobilização dos estados, viabilização de estrutura e providência de outros trâmites necessários para uma manifestação pública.
No 18º Grito da Terra Brasil, em maio, houve uma exigência maior, devido a uma mudança de estratégia que encurtou o prazo para organização do GTB, que neste ano recebeu um público de 6 mil pessoas. Neste processo, a Secretaria atuou desde a construção da pauta até a organização final do ato público. Em agosto, aconteceu o Encontro Unitário dos Trabalhadores(as), Povos do Campo, das Águas e das Florestas, onde mais uma vez a Secretaria Geral participou da etapa de construção da infraestrutura, junto a Secretaria de Finanças e a Presidência da CONTAG.
No âmbito das ações internas, uma das mais importantes tarefas de 2012 foi a preparação dos três Conselhos Deliberativos, em março, julho e novembro. Coube à Secretaria Geral a convocação, credenciamento, elaboração dos editais, mobilização, pauta e toda organização necessária. Nesse sentido, vale destacar a importância do Conselho de julho, pois nele foi deliberado o texto final do regimento interno, que coordenará todo o processo de organização do 11º CNTTR.
Durante o processo de organização das reuniões do Conselho, destaca-se o papel da Secretaria na articulação de nomes como os jornalistas Leandro Fortes (Carta Capital) e Paulo Henrique Amorim (Rede Record), e o economista Marcio Porchman (IPEA), que fizeram a análise de conjuntura política para os conselheiros(as) da CONTAG.
As plenárias nacionais da Terceira Idade, Jovens e Mulheres também receberam apoio da Secretaria, que auxiliou no credenciamento e providência da infraestrutura.
Neste fim de ano, a atenção está voltada para o 11º CNTTR e as plenárias estaduais e regionais, com a coordenação do sistema de inscrição de propostas e delegados e orientação sobre o regimento interno do Congresso, sendo estas e outras ações focadas na preparação do mesmo, grande evento de 2013.
FONTE: Imprensa CONTAG