A Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional/DSAN da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social/SEADES em articulação com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome/MDS realiza amanhã (22), uma reunião com prefeitos e um técnico de cada município da região do semi-árido alagoano, cujo objetivo é divulgar Edital 08/2008 e a Oficina para Elaboração de Projetos para região do semi-árido alagoano identificando as dificuldades enfrentadas por esses municípios no combate a insegurança alimentar. A reunião será no auditório das SEADES, durante todo o dia.
O MDS disponibilizou o técnico, Osni Morinishi Rocha para fazer divulgação do referido Edital que propõe a "Seleção Pública de propostas para Apoio a projetos de Compra Direta da agricultura Familiar e Comercialização direta da Agricultura Familiar Tradicional na região do semi-árido Brasileiro", e a Oficina que capacitará os técnicos definidos por cada município para a elaboração de Projetos na região do semi-árido.
De acordo com a diretora de segurança alimentar, Sônia Nascimento, a reunião "constitui-se numa excelente oportunidade para que o município aprenda a elaborar um projeto que contribua para a redução do quadro de insegurança alimentar existente". Ela lembrou ainda que a missão da SEADES. é promover em parceria com os municípios por meio de Segurança Alimentar e Nutricional/SAN é a participação dos gestores municipais, nessas discussões, buscando soluções, que respeitem as especificidades regionais e culturais, com vistas a assegurar o direito humano a uma alimentação adequada.
Na reunião, Osni Morinishi, que faz parte da coordenação de apoio á agricultura urbana e peri-urbana do MDS, também vai discutir com os participantes os critérios de elegibilidade, habilitação e seleção de propostas. Um dos programas - Compra Direta Local, atua em duas frentes; a produção com escoamento da produção do agricultor familiar e o consumo, com a suplementação alimentar das pessoas atendidas por entidades da rede de proteção e promoção social do município. Os produtos são adquiridos dos agricultores familiares que podem entregar os produtos num posto de recepção ou serem arrecadados por um transporte da prefeitura.
Na outra frente está o Programa Agricultural Urbana e Peri-Urbana que visa implantar e modernizar feiras livres e mercadores populares para a comercialização dos produtos dos agricultores familiares. O objetivo é fazer com que eles adquiram habilidade e competência para comercializar seus produtos, ganhando assim autonomia socioeconômica.e viabilizando a agricultura familiar. FONTE: Alagoas em Tempo Real ? AL