Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
SÃO JOSÉ DO POVO REIVINDICA MAI
São José do Povo reivindica mais infra-estrutura em audiência
WhatsApp

04 de Março de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
são josé do povo reivindica mai

Da Assessoria

Os trabalhadores que vivem em assentamentos rurais no estado reclamam da falta de apoio e infra-estrutura para desenvolver a agricultura familiar. Entre as reivindicações mais constantes se destacam as de medidas urgentes para sanar os problemas de má conservação de estradas; demora nas vistorias para liberar recursos; falta de água, energia, maquinários e assistência técnica; escolas; recursos para moradia e linhas de financiamentos.

Considerando as necessidades dos trabalhadores rurais, a Assembléia Legislativa realizou no último sábado (01), uma audiência pública na Câmara Municipal de São José do Povo, com a finalidade de discutir as políticas de fortalecimento da agricultura familiar, tirar dúvidas, resolver questões e aproximar as famílias dos setores ligados à reforma agrária.

"O Banco do Brasil tem recursos para construção e reforma de casas, que estão ´parados´ a mais de um ano e não são liberados porque ninguém faz a vistoria nos assentamentos; estradas que a mais de quatro anos estão sem serviço de recuperação e muitas famílias que passam a manhã inteira buscando água porque não têm o produto disponível em suas propriedades. Precisamos de ações rápidas para não acabar com a agricultura familiar", cobrou o representante do Movimento dos Trabalhadores Acampados e Assentados (MTA), Valdir Correia.

O trabalhador rural do assentamento Wilson Medeiros, localizado na divisa dos municípios de São José do Povo e Pedra Preta, Wilson Tavares, questionou a falta de oportunidade das crianças irem para a escola e também destacou que o assentamento fica isolado durante boa parte do ano devido à má conservação da malha viária. "Nossas crianças não conseguem ir para a escola. Nós produzimos mais de 60 mil litros de leite ao mês e, muitas vezes, não conseguimos fazer o transporte dos produtos por falta de pontes e estradas", reclamou.

O superintendente do Incra Regional, João Bosco de Moraes, destacou algumas medidas para amenizar os problemas relacionados à agricultura familiar. De acordo com ele, existe a expectativa do orçamento do órgão para esse ano ser triplicado para poder atender melhor as necessidades dos assentados. "Também vamos estudar uma forma de fazer licitação direta pelo Incra para atender ações de infra-estrutura sem precisar passar por prefeituras, que ás vezes, por estar inadimplente, perde os recursos".

Segundo o superintendente, este mês o Incra passa a contar com mais 12 engenheiros agrônomos e nove analistas. O órgão também esta firmando convênios com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) para ampliar a assistência técnica aos produtores e com o Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) para criar um banco único de dados e realizar um trabalho conjunto na realização de topografias. Dal´Bosco também garantiu que equipes do Incra irão realizar as vistorias nos assentamentos para liberar os recursos para construção e reforma das casas.

"Nós temos que sensibilizar toda classe política para investir mais na agricultura familiar, porque se não apoiarmos o trabalhador rural ele vai abandonar o campo e ir para a cidade. Agora se você der infra-estrutura, tratar com dignidade, ele vai ficar na área rural, produzir e gerar mais emprego e renda como uma indústria", destacou o deputado estadual José Carlos do Pátio (PMDB).

De acordo com o deputado estadual Sebastião Rezende (PR), muitos assentamentos da região Sul dependem especialmente de ações do poder público. "Essa audiência fez com que autoridades estaduais e federais viessem ouvir a população e muitos problemas relatados aqui terão uma solução como foi afirmado por representantes de alguns órgãos", comemorou.

"Fiquei satisfeito com a audiência porque foram feitas várias perguntas e elas tiveram respostas bem explicadas, bem esclarecidas", disse o presidente da Câmara Municipal de São José do Povo, vereador Jovelino Teotônio.

A audiência foi requerida pelos deputados estaduais Zé Carlos do Pátio e Sebastião Rezende atendendo solicitação dos trabalhadores rurais, e do vereador Genésio Feitosa, de São José do Povo. Participaram do evento representantes do Incra, Seder, Conab, Empaer, MT Regional, Banco do Brasil e coordenadores do MST, MTA, CPT E Fetagri. FONTE: O Documento ? MT



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico