O presidente da Emater/RS participou neste domingo (14) da programação da I ExpoSantiago. O evento se realizou de 11 a 14 de outubro no Complexo Poliesportivo Aureliano de
O presidente da Emater/RS, Mário Nascimento, participou neste domingo (14) da programação da I Feira do Comércio, Cultura, Artesanato, Agropecuária, Indústria e Serviços de Santiago - ExpoSantiago. O evento se realizou de 11 a 14 de outubro no Complexo Poliesportivo Aureliano de Figueiredo Pinto e contou com a presença de autoridades locais e deputados estaduais e federais. Um dos destaques do evento foi a culinária, composta por pratos à base de carne ovina. "A ExpoSantiago está apostando na expansão da cadeia da carne ovina. Importantes projetos estão sendo desenvolvidos na região, através de parcerias da Cooperativa Tritícola Santiaguense, Prefeitura de Unistalda e a Emater/RS-Ascar, para a implantação de uma agroindústria de processamento de embutidos e cortes nobres de carne ovina", revelou Nascimento.
A Emater/RS-Ascar já concluiu a planta de instalação da agroindústria. A Prefeitura e a Cooperativa conseguiram também o apoio de dois importantes agentes financeiros, Banco do Brasil e Sicredi, para financiar a construção das instalações e aquisição de equipamentos necessários para o funcionamento da agroindústria de carne ovina. Os bancos ainda disponibilizam recursos para os pecuaristas familiares que queiram investir na atividade. A Emater/RS-Ascar elaborou 50 projetos para os agricultores, da região, solicitarem financiamentos destinados à compra de matrizes, implantação de pastagens e construção de cercas, totalizando cerca de R$ 300 mil, do Pronaf.
A agroindústria terá capacidade de abater aproximadamente 150 animais por dia, desses cerca de 40% dos cortes serão de carnes nobres e o restante (60%) será destinado ao processamento de embutidos (lingüiça, salsichão) e charque de carne ovina.
EXPOSANTIAGO - A ExpoSantiago foi criada com o objetivo de reunir três importantes eventos do município, a Fecoarti, a Expoagro e o Festival da Música Crioula da Santiago, e tornar a Feira mais grandiosa, de caráter regional, mostrando tudo o que Santiago e os municípios vizinhos têm a oferecer. Os organizadores apostam no aumento do público, que antes era em torno de 20 mil pessoas, presente na então denominada 10ª FECOARTI e 40ª Expoagro realizadas em 2005, agregando mais cultura a este evento de Santiago - Terra dos Poetas -, com o Festival e envolvendo a região com outros atrativos.
(15.10.2007) FONTE: Click Erechim ? RS