Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
SAFRA DE UVAS PARA VINHO SERÁ C
Safra de uvas para vinho será colhida em janeiro
WhatsApp

19 de Dezembro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
safra de uvas para vinho será c

Rose Mary de Souza - O Estado de S.Paulo

- Municípios com tradição no cultivo de uva de mesa na região de Campinas (SP), como Vinhedo, Louveira, Jundiaí e Indaiatuba, estão se voltando ao plantio de uva para vinhos finos. As niagaras branca e rosada, além das variedades rubi e isabel, dividem espaço, agora, com vinhas de origem européia, como syrah, cabernet sauvignon, cabernet franc, sauvignon blanc, chardonnay e merlot.

O agricultor Antonio José Benvegnu, de Vinhedo, está satisfeito com o resultado dos 840 pés de uva syrah e 200 de cabernet sauvignon, e conta os dias para colher a primeira safra do parreiral vinícola. ''''Plantamos em 15 de setembro de 2006 e vamos colher perto do dia 15 de janeiro'''', diz Benvegnu, mostrando os cachos, quase maduros.

DESBASTE

A condição climática no período foi uma grande aliada. A carga de uva está muito boa, com uma média de 2 quilos por pé. Para a próxima safra, ele vai desbastar um pouco mais cada pé. ''''Com menos frutos no pé dá para formar cachos maiores, com mais açúcar e cor mais forte na casca.'''' Essas características se refletirão no vinho: maior poder de fermentação, maior teor alcoólico, mais cor e sabor.

A propriedade de Benvegnu está em uma localidade cercada por morros, conhecida como Vale do Buracão. ''''O vinho engarrafado com as uvas colhidas daquele lugar vai levar no rótulo Vale do Buracão'''', diz o presidente da Associação dos Vitivinicultores de Vinhedo (Avivi), Adilson Amatto, para valorizar a região na qual a bebida é produzida e competir com vinhos dentro da mesma faixa de preços.

''''Nosso clima é favorável, os agricultores sabem conduzir as videiras e reunimos condições para apresentar um produto final muito interessante'''', diz Amatto. As mudas de uva européia foram adquiridas em parceria com a Prefeitura de Vinhedo e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).

ADESÃO

Outros municípios também aderiram ao programa. Em Louveira, um único produtor está com 2 mil pés de uva syrah. Uma produtora em Indaiatuba tem 3 mil pés, divididos entre cabernet de franc e syrah, e Jundiaí está com mais outras 3 mil videiras sauvignon blanc.

O vinho artesanal da região de Campinas sempre foi produzido com uvas trazidas do Rio Grande do Sul. ''''Mas o vinho feito com a uva fina colhida aqui criará uma identidade própria para a bebida e para o produtor'''', diz o pesquisador em Vitivinicultura José Luiz Hernandez, do Centro de Frutas do IAC, em Jundiaí.

Conforme Hernandez, já existe um esforço em revitalizar o agronegócio do vinho paulista, por intermédio da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo e da Universidade de Campinas (Unicamp). ''''A uva de mesa é muito valorizada, é um negócio lucrativo, cobre custos e dá lucro principalmente nesta época de Natal e ano-novo, quando aumenta o apelo pelo consumo.'''' Já o vinho surge como um agregador de valor da propriedade rural que mantém como tradição, desde a chegada da imigração italiana, a adega familiar de vinho próprio.

No empenho de promover a uva produzida no Estado de São Paulo, os institutos de pesquisa ligados à Secretaria de Agricultura vão contar quantas propriedades e quais os parreiras em atividade. Na região de Campinas, estima-se que sejam 4 mil hectares, com colheita de 50 mil toneladas na safra de verão e a outra metade na colheita de inverno. FONTE: Estado de São Paulo ? SP



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico