Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
SAFRA DE GRÃOS: PERDA NÃO INVIA
Safra de grãos: Perda não inviabiliza recorde
WhatsApp

12 de Maio de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
safra de grãos: perda não invia

Crato. A estimativa de safra recorde de grãos feitas pelo Grupo de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias do Ceará (Gcea/IBGE), baseada em dados do mês de abril, não surpreendeu os sindicalistas rurais do Cariri. Mesmo prevendo uma perda de safra de mais de 50% nos municípios da região, devido às fortes chuvas, eles reconhecem que a quantidade em queda pode ser expressiva no âmbito local mas, no levantamento estadual, favorece a safra maior em relação ao ano anterior, segundo estima o grupo coordenado pelo IBGE.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato, José Ildo, disse que o Gcea/IBGE tem uma visão global do Estado, enquanto as lideranças sindicais fazem uma análise por município, principalmente àqueles onde a média de chuvas superou os anos anteriores, comprometendo o plantio de grãos.

Nos municípios de Crato, Missão Velha, Caririaçu, Lavras da Mangabeira, Aurora e Nova Olinda as perdas são superiores a 50%. Ao reafirmar a estimativa, o sindicalista lembra que , este ano, a área plantada foi maior. "O agricultor acreditou na perspectiva de um bom inverno e plantou mais", disse.

A Delegacia Regional da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece), que representa 28 municípios da região Sul do Estado, tem uma previsão mais otimista. O delegado Chico Lopes garante que o índice de perda é menos de 15%. Este prejuízo, segundo afirma, está dentro do esperado. Todos os anos, a safra é prejudicada, por excesso, ou falta de chuvas e, principalmente por pragas.

Na zona norte do Estado, ainda não existem levantamentos oficiais a respeito das perdas de safra este ano. Mas, de acordo com as previsões do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sobral, Raimundo Carneiro Portela, é possível que 50% da produção esteja perdida. Em relação à estimativa do Gcea/IBGE, ele diz que pode haver safra maior só se for nos perímetros irrigados. Já a gerente do escritório da Ematerce de Sobral, Inocência Fernandes Freire Linhares, que atende as cidades de Forquilha, Groaíras, Alcântaras e Sobral, as perdas nas safras dessas cidades serão mínimas. "A expectativa é que seja boa a produção. A situação do milho, pelo que se observa, será bem boa. As áreas alagadas são pequenas", disse Inocência.

CENTRO-SUL

Dados recentes apontam queda

Iguatu. Nos levantamentos mais recentes feitos por técnicos da Ematerce, Conab, sindicatos de trabalhadores rurais, associações comunitárias e pelos próprios produtores na região Centro-Sul, só são contabilizadas perdas nas áreas de plantio do Centro-Sul. Os últimos dados revelam crescimento significativo do índice de frustração de safra em decorrência da continuidade das chuvas que deixaram o solo com excesso de umidade. No município de Iguatu, por exemplo, no início de abril a estimativa parcial de perda de plantio era de 46%, mas agora em maio saltou para 60%, segundo o agrônomo Jaime Uchoa, do escritório da Ematerce em Iguatu.

Em Quixelô, o índice médio atual de perda da safra é de 65%. Há um mês era de 59%. Até o fim deste mês haverá nova avaliação que deve manter ou até ampliar a taxa de frustração da lavoura. De acordo com a pesquisa de campo, Icó, que sofreu cheia e inundação do Rio Salgado, apresenta neste mês um índice de perda da lavoura que varia de 60% a 70%. Há 30 dias era de 31%. Em Orós, os dados mostram que a queda na safra também é elevada, chegando a 60%. Um outro município bastante afetado com a perda do plantio de milho e feijão é Lavras da Mangabeira, na bacia do Rio Salgado, que sofreu grande cheia.

FONTE: Diário do Nordeste - 10/5/2008



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico