Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
RURALISTAS AVALIAM NOVO MINISTR
Ruralistas avaliam novo ministro com cautela
WhatsApp

15 de Maio de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
ruralistas avaliam novo ministr

A troca no comando do Ministério do Meio Ambiente ainda é avaliada com cautela pela bancada ruralista no Congresso. Deputados e senadores ligados ao agronegócio acreditam que a chegada de Carlos Minc, atual secretário de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, pode reabrir o diálogo entre os diversos segmentos e elaborar uma política mais realista que alie proteção ao meio ambiente e o desenvolvimento do país. Mas o futuro ministro também já encontra resistências até entre os governistas.

A expectativa da bancada ruralista é que Minc seja capaz de apresentar, a curto prazo, uma proposta para os transgênicos, com o apoio a pesquisas na área, negocie a votação do novo Código Florestal e reveja questões referentes as normas para a licença ambiental. Ontem, ao saber da confirmação do novo ministro, a vice-presidente da Confederação Nacional de Agricultura (CNA) e produtora agrícola, a senadora Kátia Abreu (DEM-TO), entrou em contato com um colega de partido no Rio para ter informações sobre o escolhido do presidente Lula. As primeiras informações agradaram a senadora que espera um avanço na política agrícola do governo.

- Não podemos mais viver comandados pela ideologia em detrimento da razão. Espero que, agora, o bom senso se sobreponha ao radicalismo e que o novo ministro encontre uma forma de conciliar a preservação do meio ambiente em parceria com o campo e a cidade.

Para o presidente da Comissão de Agricultura da Câmara, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), Minc terá que dar uma atenção especial aos avanços na área tecnológica, que acusa de ter sido praticamente abandonada pela ex-ministra Marina Silva.

- Havia um preconceito contra o agronegócio, ao desenvolvimento da produção do país, isto o governo vai ter que mudar - disse.

A chegada de Minc também promete ser tumultuada no que depender até dos governistas. Os petistas demonstraram desconforto pelo cargo não ter ficado com o ex-governador do Acre Jorge Viana e terem perdido espaço para o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral. PT e PMDB desde o início da aliança de coalizão do governo Lulam trava um embate por mais espaço na Esplanada dos Ministérios.

- Não quero tratar isso como uma queda de braço. Não há nenhum desenvolvimento possível sem respeitar o meio ambiente. O Jorge Viana, por ser da Amazônia, talvez diminuísse os impactos de três situações dentro do governo: os conflitos na reserva Raposa/Serra do Sol, a absolvição dos assassinos da irmã Dorothy e a saída da ministra Marina - desconversou a líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC).

Outros governistas, como o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), pré-candidato a prefeito do Rio e antigo colega de Minc na fundação do PV, acredita que Lula ao optar por Minc apostou no desenvolvimento do país e quer saber quanto tempo vai resistir no cargo.

- Ainda é cedo para falar, mas a visão do governo é priorizar o desenvolvimento em detrimento do meio ambiente - opinou. FONTE: Jornal do Brasil - 15/05/2008



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico