Com 262 integrantes, a categoria dos(as) trabalhadores(as) rurais foi a segunda maior delegação do 13º Congresso Nacional da CUT “Lula Livre” – Sindicatos Fortes, Direitos, Soberania e Democracia, realizado entre os dias 07 e 10 de outubro, em Praia Grande (SP). O Congresso contou com a participação de quase dois mil inscritos, que elegeram nesta quinta-feira (10) a nova diretoria da central sindical.
O novo presidente da entidade é o metalúrgico Sérgio Nobre e a vice-presidência será do representante dos bancários Vagner Freitas, que foi presidente da CUT por dois mandatos. Os(as) trabalhadores(as) rurais estão representados na nova diretoria executiva em três cargos estratégicos: na Secretaria-Geral, que será ocupada pela primeira vez por uma mulher, a paraense Carmen Foro; na secretaria de Juventude, que será ocupada pela roraimense Cristiana Paiva; e na secretaria de Saúde do Trabalhador, que será ocupada pela pernambucana Madalena Margarida da Silva.
Os rurais contaguianos também fazem parte da Diretoria Nacional da CUT com dez integrantes: o presidente da confederação, Aristides Santos, a secretária de Mulheres, Mazé Morais, e a secretária de Políticas Sociais, Edjane Rodrigues, além de integrantes das federações do Ceará, Navegante Reis, Milena Camelo e Luís Carlos, da Federação de Alagoas, Rilda Alves, da Federação do Amazonas, Edjane Rodrigues, da Federação do Pará, Ângela Conceição, e da Federação de Rondônia, Alessandra Lunas. “Tivemos uma ótima participação dos delegados e delegadas do ramo rural, construindo unidade entre os grupos que lideram esse ramo e fazendo um bom debate. As resoluções do Congresso armam a central e suas entidades filiadas para a luta e o enfrentamento à atual conjuntura de ataque aos direitos dos(as) trabalhadores(as) e a democracia”, afirma o presidente da CONTAG, Aristides Santos. “Temos que destacar também a forte presença das mulheres rurais nas diretorias executiva e ampliada, prova do protagonismo e da força da participação e organização das mulheres, que cresce a cada dia”, completa o dirigente.
FOTO: CUT BRASIL FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto