Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
RURAIS INICIAM NOVA LUTA PARA L
Rurais iniciam nova luta para limitar extensão de grandes propriedades
WhatsApp

22 de Abril de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
rurais iniciam nova luta para l

Reunidos de 14 a 17 de abril no estádio Mané Garrincha, em Brasília, mais de dois mil trabalhadores e trabalhadoras de todo o país, entre agricultores familiares, assentados, acampados, sem-terra, povos tradicionais, grupos ambientalistas, quebradeiras de coco, comunidades ribeirinhas e agentes de pastorais sociais, marcaram presença no Acampamento Nacional pelo Limite da Propriedade de Terra, evento em defesa da reforma agrária e da soberania territorial e alimentar.

Promovido pelo Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo e com coordenação geral da FETRAF Brasil/CUT (Federação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura Familiar), Via Campesina, CONTAG/CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), CPT (Comissão Pastoral da Terra) e Cáritas Brasileira, o Acampamento marca a retomada da Campanha pelo Limite da Propriedade da Terra lançada em 2001.

O Acampamento produziu uma resolução em que se destaca a determinação de lutar para que nenhuma terra da iniciativa privada ultrapasse 35 módulos fiscais. Esta medida de extensão territorial varia de acordo com as regiões do país. Em São Paulo, por exemplo, cada módulo pode corresponder a 10 hectares em áreas próximas a grandes densidades urbanas, ou até 25 em áreas de vocação rural. Na região amazônica, um módulo frequentemente corresponde a 100 hectares.

Este limite de 35 módulos deve valer tanto para os futuros empreendimentos agrícolas quanto para os atuais, que deveriam ter o excedente desapropriado. Esta bandeira, que deve render uma intensa luta no médio e longo prazo, foi decidida pelas entidades de trabalhadores rurais durante o Acampamento Nacional da Reforma Agrária, realizado entre 14 e 18 de abril, em Brasília. Participaram mais de 3 mil rurais, com destaque para Fetraf e Contag.

"Vamos, a partir deste acampamento, levar este debate para todo o Brasil. Aqui, cerca de 18 famílias detêm mais de 40% de todas as propriedades rurais, e isso precisa mudar", avalia Carmem Helena Foro, vice-presidente da CUT e secretária nacional de Mulheres da Contag.

Rosane Bertotti, secretária nacional de Comunicação da Central e diretora executiva da Fetraf-Sul, destacou o papel formativo do acampamento. "Colocamos em pauta diversos assuntos sob enfoque novo, que serão debatidos nos estados". Rosane acredita também que o acampamento fortaleceu a unidade das entidades do campo.

Trata-se de uma ação de conscientização e mobilização da sociedade brasileira a respeito da injusta realidade agrária do país, além de um instrumento de pressão sobre os políticos para que introduzam na Constituição Federal mecanismos que limitem o tamanho da propriedade da terra no Brasil, eliminando os latifúndios e valorizando a agricultura familiar, camponesa, indígena, quilombola e extrativista. A medida vai também combater a invasão de transnacionais em busca de terras para cultivo de biodiesel.

O evento incluiu palestras e painéis temáticos sobre soberania territorial e alimentar; políticas públicas e direitos sociais; atualidade da reforma agrária e implicações jurídicas para sua efetivação.

A mesa de quarta-feira (16) foi composta por CONTAG, CPT, FETRAF, MLST, VIA CAMPESINA.

A Fetraf-Sul, presente no acampamento representando os agricultores familiares dos três estados do Sul, entregou sua pauta de reivindicações ao Governo Federal e alertou que se não houver avanços nas negociações do início de maio, a entidade chamará uma grande mobilização nas capitais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A Contag também entregou sua pauta

Na quinta-feira, 17, foi realizado um grande ato público na Esplanada dos Ministérios.

FONTE: Portal CUT - 18/04/08



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico