Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
RN PODE TER BIODIESEL DE ALGAS
RN pode ter biodiesel de algas
WhatsApp

17 de Outubro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
rn pode ter biodiesel de algas

Depois da mamona, do girassol e do algodão, o Rio Grande do Norte poderá produzir biodiesel a partir de microalgas. A expectativa vem de estudos que a Empresa de Pesquisa Agropecuária do estado (Emparn) está capitaneando com o objetivo de descobrir não o potencial de produção - já atestado em outros países - mas como atingir a produção em larga escala.

Segundo o pesquisador Ezequias Viana de Moura, a idéia é que o trabalho seja feito em parceria com a Petrobras e o suporte do Centro de Tecnologia da Aqüicultura, que será oficialmente inaugurado na próxima sexta-feira. Ele diz que, nos Estados Unidos, as pesquisas começaram há cerca de 20 anos, chegando a resultados animadores no que diz respeito ao potencial da matéria-prima.

??As microalgas têm alta capacidade de transformar energia em matéria orgânica e se apresentam com grandes possibilidades de produzir biodiesel. O potencial é 25 vezes maior que o de qualquer outro vegetal. O que precisamos agora é superar esse desafio??, disse ele, também diretor executivo do CTA.

DIVERSIDADE

Mas essa não é a única opção estudada pela Emparn. A entidade vem analisando diversas matérias-primas e defendendo o girassol como uma das melhores para a produção do biodiesel no estado. Também está testando, por exemplo, algodão, coco e outra variedade de mamona, a chamada BRS Energia, com teor de óleo de em média 48%, além de menos tóxica e com possibilidade de ser colhida mecanicamente, o que não é possível com a atualmente cultivada pelos produtores, segundo o presidente da Empresa, Henrique Santana. Só no próximo ano, 500 hectares serão plantados com a variedade para dar suporte às pesquisas, com potencial de produção de 1.800kg de mamona por hectare.

O girassol, por sua vez, tem despontado como ??grande oleaginosa?? e excelente oportunidade tanto para a agricultura familiar quanto para o repouso da cultura da cana-de-açúcar, ainda de acordo com Santana. Associada à cultura da cana, a planta pode oferecer inúmeras vantagens e subprodutos que vão muito além do óleo para produzir o combustível verde.

Com uma enorme capacidade de melhoradora do solo, pesquisas mostram que pode aumentar em 45% a produtividade por hectare nas áreas onde é associada. Além disso, é tolerante à seca e dela pode-se extrair produtos como mel e torta, nesse caso para alimentação animal. De acordo com o pesquisador Marcelo Abdon Lira, o teor de óleo nos grãos também supera os 40%. Outra vantagem é que possui baixo teor de iodo, atendendo os níveis de viscosidade e outras características exigidas pelos motores a diesel.

As diversas linhas de pesquisa na área do biodiesel tem destacado à Emparn em meio as empresas de pesquisa do Nordeste. ??Mas muito ainda precisa ser estudado em termos de matéria-prima??, continuou Henrique Santana, sinalizando que os trabalhos estão longe de chegar ao fim. Os pesquisadores, segundo explicaram, estão sempre em busca das melhores variedades e dos melhores resultados possíveis, no que se refere, por exemplo, à produção e produtividade.

Os detalhes sobre as pesquisas foram apresentados na manhã de ontem, durante entrevista coletiva realizada na Festa do Boi, no Parque Aristófanes Fernandes. Na ocasião, a entidade também promoveu um almoço, no qual estiveram presentes, entre outros, o governador em exercício, Iberê Ferreira, a secretária estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca, Larissa Rosado e o presidente da Associação Norte-Rio-Grandense de Criadores, José Bezerra Junior.

Renata Moura

Da equipe do Diário de Natal FONTE: Diário de Natal ? RN



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico