Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
REVITALIZAÇÃO DO ITAPECURU SERÁ
Revitalização do Itapecuru será tema de encontro
WhatsApp

04 de Março de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
revitalização do itapecuru será

Durante o evento, que reúne representantes de organizações nacionais e internacionais, será apresentada uma proposta do governo maranhense com os princípios, objetivos, estratégias e linhas de ação preparadas para o programa de revitalização da bacia.

O programa foi elaborado em parceria com a contribuição de dirigentes e técnicos das secretarias de Estado e instituições públicas, como as universidades federal e estadual, somada à participação de organizações não-governamentais e agentes de movimentos sociais. Para a formulação do documento foi criado o Grupo de Trabalho da Cooperação Internacional (GTCI), vinculado à secretaria de Planejamento.

"Essa iniciativa é inédita, o primeiro desse porte que conta com o apoio da ABC, um órgão do Itamaraty que trabalha propostas de cooperação internacional", declarou Beatriz Bissio, assessora de relações internacionais do governo.

Beatriz também informou que a proposta é considerada inovadora pela sua apresentação. "Geralmente, a ABC apresenta a proposta de cooperação de maneira individual para cada organização, aqui estaremos reunindo todos os possíveis parceiros, numa ação conjunta, esperando o engajamento no nosso projeto", explicou.

Beatriz disse que a iniciativa é fundamental para reverter a crítica situação em que se encontra o rio Itapecuru. "Se não houver uma ação imediata para recuperação da bacia do Itapecuru dentro de cinco anos vamos sofrer um colapso no abastecimento de água em São Luís", ressaltou.

PRIORIDADES

Outro aspecto que considera importante é o fato de que o programa estadual de revitalização da bacia do rio Itapecuru não prioriza individualmente as ações a serem realizadas, mas as vertentes prioritárias como Meio Ambiente, Saúde, Social, Educação, entre outros, estão concebidos de forma que se completam.

O evento deve contar com a presença de representantes do Banco Mundial, Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Fundo das Nações Unidas para Agricultura (FAO), Agência das Nações Unidas para a Mulher (Unifem), Agência Internacional de Cooperação Japonesa (Jica), embaixada de Israel, Agências Espanha, França e Itália e Organização dos Estados Ibero-Americanos, além da sociedade civil organizada, outros representantes de instituições nacionais e do Maranhão.

RIO ITAPECURU

Possui aproximadamente 1.500km de extensão, nasce no sul do Maranhão, corre para leste e deságua na baía de São José, no golfo Maranhense. A largura do rio varia de 50 a 120 metros. Abastece 75% da população de São Luís, além de outras cidades.

A bacia do rio Itapecuru se estende a leste do Maranhão, ocupando considerável área de sul a norte, em terrenos relativamente baixos e de suaves ondulações. Constitui-se num divisor entre as bacias do Parnaíba, a leste, e a do Mearim, a oeste. Seus principais afluentes são os rios Alpercatas, Corrente, Pucumã, Santo Amaro, Itapecuruzinho, Peritoró, Tapuia, Pirapemas, Gameleira, Codó, Timbiras e Coroata.

A bacia é formada por 36 municípios, todos abaixo, no "ranking" dos 20 municípios de maior IDH e uma população estimada de 944.716 habitantes (IBGE 2005). É a maior bacia em extensão, com 1.090 km, onde o rio principal abastece aproximadamente 60% da população maranhense. Ocupa a segunda maior área territorial, com 54.300 km², com predomínio do bioma Cerrado, o qual possui apenas 29% da vegetação nativa remanescente, 500 mil hectares de áreas sem vegetação, 900 km de cursos d?água desprotegidos e 40% do território suscetível à erosão.

O rio Itapecuru tem sido bastante assoreado e com as coberturas vegetais ciliares danificadas em quase todo o seu percurso. A forma como vem sendo praticada a agricultura naquele e nos demais municípios maranhenses, sem qualquer preocupação com a degradação dos recursos naturais, onde as margens dos córregos de água são desmatadas e cultivadas com lavouras ou mesmo em pastagens, têm contribuído para este processo de devastação. FONTE: O Imparcial ? MA



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico