Nesta sexta feira (21), aconteceu uma reunião importante sobre o PNHR – Programa Nacional de Habitação Rural, na Superintendência do Banco do Brasil em Porto Alegre/RS, com a participação da CONTAG, FETAG-RS, STTRs, COOAFH, Diretoria Nacional e Superintendência do Banco do Brasil do Estado do Rio Grande do Sul.
O objetivo da reunião foi resolver os entraves que estão dificultando o bom andamento do programa no estado. Estas pendências equivalem a um número significativo de 35 projetos em andamento e, sendo assim, foram apresentadas ao agente financeiro todas as pendências a serem resolvidas tais como: liberação de parcelas das obras já em andamento, liberação da primeira parcela das obras já contratadas, necessidade de um fluxograma mais ágil na liberação dos recursos financeiros, e a necessidade de uma comunicação mais rápida e objetiva entre os participantes no processo, ou seja, EO – Entidade Organizadora e Agente Financeiro no caso o BB – Banco do Brasil.
O resultado foi satisfatório para ambas as partes. Foi encaminhado que já na próxima segunda-feira (24) todo percentual do andamento das obras será apresentado por parte da Entidade Organizadora – EO ao Agente Financeiro Banco do Brasil, e este por sua vez assumiu o compromisso de até sexta (28) solicitar a liberação dos recursos para pagamento aos fornecedores e para mão-de-obra, ficando para o segundo momento os valores referentes ao acompanhamento técnico por parte da COOAFH.
O secretário de Política Agrícola da CONTAG, David Wylkerson, que participou da reunião, faz um avaliação que os avanços são significativos. “Esperamos que o que foi encaminhado, principalmente por parte do agente financeiro na pessoa do Nilson Luiz da Silva, gerente de Divisão da Diretoria de Crédito Imobiliário – Dimob, seja de fato resolvido. Reafirmamos a importância desta parceria entre CONTAG, FETAG-RS, STTRs e BANCO DO BRASIL, e que não serão problemas como este que irão fazer com que esta parceria pare por aqui. Então, avaliamos que os resultados foram importantes e agora é irmos à luta para que na próxima semana os acordos entre as partes sejam concretizados”, afirma o secretário. FONTE: Secretaria de Política Agrícola da CONTAG