Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PREVENÇÃO À COVID-19
Retorno das atividades presenciais, mas seguindo todos os cuidados contra a Covid-19
WhatsApp

10 de Fevereiro de 2022


Comunicação CONTAG - César Ramos
TEMAS RELACIONADOS:
prevenção à covid-19

Esta semana, a CONTAG retomou suas atividades presenciais após quase dois anos de pandemia e trabalho remoto, com a realização da Oficina Preparatória do Curso Nacional de Formação Político Sindical ‘Mulheres e Desenvolvimento Territorial Sustentável’ que aconteceu nos dias 08 e 09, em Brasília/DF. A atividade faz parte do caminhar das mulheres rurais rumo à Marcha das Margaridas 2023.

Oficina Preparatória do Curso Nacional de Formação Político Sindical ‘Mulheres e Desenvolvimento Territorial Sustentável’ - Foto: César Ramos

Na Oficina Preparatória do Curso Nacional de Formação Político Sindical ‘Mulheres e Desenvolvimento Territorial Sustentável’ foram realizados testes para Covid-19 através de parceria entre a Confederação e o Programa de Promoção à Saúde, Ambiente e Trabalho (PSAT) da Fiocruz, e seguido protocolo de orientações para evitar a transmissão e proliferação da doença. “Para viabilizar as atividades presenciais de forma segura, a CONTAG reforça a manutenção dos cuidados para evitar a Covid-19, como: a apresentação do cartão com a confirmação de no mínimo duas doses da vacina tomadas, o distanciamento na convivência, o uso de máscara e a higienização (álcool em gel) e reafirma a importância da vacinação em massa da população”, diz a secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues.

A testagem para Covid-19 e o protocolo proposto pela CONTAG foram elogiados por quem participou da primeira atividade realizada de forma presencial pela Confederação.

“Parabenizo e quero levar para a Fetag-RS, o exemplo do teste e das orientações estabelecidas pela CONTAG para evitar a contaminação e a proliferação da Covid-19. Mesmo com a vacinação, eu oriento aos Sindicatos e às Federações, a seguir na luta contra a Covid-19”, ressalta a coordenadora de Mulheres da Fetag-RS, Maribel Moreira.

Coordenadora de Mulheres da Fetag-RS, Maribel Moreira.

“A CONTAG nos dá a segurança de virmos às atividades e de voltarmos aos nossos territórios com saúde. Parabenizo a iniciativa da Confederação! Sigamos essas recomendações no retorno do nosso trabalho sindical, na base”, afirma a secretária de Mulheres da Fetagri-PA, Camila Castro.

Secretária de Mulheres da Fetagri-PA, Camila Castro

Alegria para quem é testada e também para quem trabalha para detectar quem está contaminada(o) pela Covid-19. “É gratificante saber que através da minha profissão, vidas estão sendo cuidadas e preservadas. Na Oficina de Mulheres realizamos mais de 40 testes para Covid-19. Neste cenário de pandemia, aproveito para destacar a importância do SUS, pois é um Sistema de Saúde que trata todos iguais”, nos conta a enfermeira pela Fiocruz que realizou testes para a Covid-19 nos dois dias da Oficina Preparatória do Curso Nacional de Formação Político Sindical ‘Mulheres e Desenvolvimento Territorial Sustentável’, Lícia Maria Gomes.

Os testes e as máscaras disponibilizadas na Oficina foram adquiridas através do projeto de ‘Parceria para o Suco de Laranja Sustentável (PANAO). Firmado através da Aliança da Sociedade Civil (CONTAG, Contar, BMZ GIZ, Repórter Brasil e outras organizações). O projeto visa garantir ações para melhoria das condições de vida dos(as) agricultores(as) familiares e assalariados(as) rurais da cadeia produtiva da laranja no Brasil, com foco nas questões da produção, comercialização, direitos trabalhistas e acesso às políticas públicas. O projeto inicial está sendo realizado na Bahia e em Sergipe.

“No projeto firmamos o compromisso de garantir testes contra a Covid-19 e também distribuir máscaras aos agricultores e agricultoras familiares e assalariados e assalariadas rurais. O projeto pensa a cadeia produtiva, mas garantindo proteção em todas as suas etapas”, compartilha a secretária de Política Agrícola da CONTAG, Vânia Marques Pinto.

É sempre bom lembrar! A população deve continuar mantendo as ações de cuidados contra a Covid-19. “É preciso ter a consciência do nosso dever de preservar a nossa vida e a de quem a gente ama. Nesta luta para barrar a Covid-19 é necessário o envolvimento de toda sociedade, em especial, na defesa da vacinação em massa. Se seguirmos nos cuidando, temos certeza que realizaremos com muita força e ousadia mais uma grande Marcha das Margaridas”, diz a secretária de mulheres da CONTAG, Mazé Morais.

Hoje (10), o Brasil registra cerca de 26 milhões de casos e mais de 635 mil mortes por Covid-19. (Dados da OMS).

FONTE: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico