Esta semana, a CONTAG retomou suas atividades presenciais após quase dois anos de pandemia e trabalho remoto, com a realização da Oficina Preparatória do Curso Nacional de Formação Político Sindical Mulheres e Desenvolvimento Territorial Sustentável que aconteceu nos dias 08 e 09, em Brasília/DF. A atividade faz parte do caminhar das mulheres rurais rumo à Marcha das Margaridas 2023.
Oficina Preparatória do Curso Nacional de Formação Político Sindical Mulheres e Desenvolvimento Territorial Sustentável - Foto: César Ramos
Na Oficina Preparatória do Curso Nacional de Formação Político Sindical Mulheres e Desenvolvimento Territorial Sustentável foram realizados testes para Covid-19 através de parceria entre a Confederação e o Programa de Promoção à Saúde, Ambiente e Trabalho (PSAT) da Fiocruz, e seguido protocolo de orientações para evitar a transmissão e proliferação da doença. Para viabilizar as atividades presenciais de forma segura, a CONTAG reforça a manutenção dos cuidados para evitar a Covid-19, como: a apresentação do cartão com a confirmação de no mínimo duas doses da vacina tomadas, o distanciamento na convivência, o uso de máscara e a higienização (álcool em gel) e reafirma a importância da vacinação em massa da população, diz a secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues.
A testagem para Covid-19 e o protocolo proposto pela CONTAG foram elogiados por quem participou da primeira atividade realizada de forma presencial pela Confederação.
Parabenizo e quero levar para a Fetag-RS, o exemplo do teste e das orientações estabelecidas pela CONTAG para evitar a contaminação e a proliferação da Covid-19. Mesmo com a vacinação, eu oriento aos Sindicatos e às Federações, a seguir na luta contra a Covid-19, ressalta a coordenadora de Mulheres da Fetag-RS, Maribel Moreira.
Coordenadora de Mulheres da Fetag-RS, Maribel Moreira.
A CONTAG nos dá a segurança de virmos às atividades e de voltarmos aos nossos territórios com saúde. Parabenizo a iniciativa da Confederação! Sigamos essas recomendações no retorno do nosso trabalho sindical, na base, afirma a secretária de Mulheres da Fetagri-PA, Camila Castro.
Secretária de Mulheres da Fetagri-PA, Camila Castro
Alegria para quem é testada e também para quem trabalha para detectar quem está contaminada(o) pela Covid-19. É gratificante saber que através da minha profissão, vidas estão sendo cuidadas e preservadas. Na Oficina de Mulheres realizamos mais de 40 testes para Covid-19. Neste cenário de pandemia, aproveito para destacar a importância do SUS, pois é um Sistema de Saúde que trata todos iguais, nos conta a enfermeira pela Fiocruz que realizou testes para a Covid-19 nos dois dias da Oficina Preparatória do Curso Nacional de Formação Político Sindical Mulheres e Desenvolvimento Territorial Sustentável, Lícia Maria Gomes.
Os testes e as máscaras disponibilizadas na Oficina foram adquiridas através do projeto de Parceria para o Suco de Laranja Sustentável (PANAO). Firmado através da Aliança da Sociedade Civil (CONTAG, Contar, BMZ GIZ, Repórter Brasil e outras organizações). O projeto visa garantir ações para melhoria das condições de vida dos(as) agricultores(as) familiares e assalariados(as) rurais da cadeia produtiva da laranja no Brasil, com foco nas questões da produção, comercialização, direitos trabalhistas e acesso às políticas públicas. O projeto inicial está sendo realizado na Bahia e em Sergipe.
No projeto firmamos o compromisso de garantir testes contra a Covid-19 e também distribuir máscaras aos agricultores e agricultoras familiares e assalariados e assalariadas rurais. O projeto pensa a cadeia produtiva, mas garantindo proteção em todas as suas etapas, compartilha a secretária de Política Agrícola da CONTAG, Vânia Marques Pinto.
É sempre bom lembrar! A população deve continuar mantendo as ações de cuidados contra a Covid-19. É preciso ter a consciência do nosso dever de preservar a nossa vida e a de quem a gente ama. Nesta luta para barrar a Covid-19 é necessário o envolvimento de toda sociedade, em especial, na defesa da vacinação em massa. Se seguirmos nos cuidando, temos certeza que realizaremos com muita força e ousadia mais uma grande Marcha das Margaridas, diz a secretária de mulheres da CONTAG, Mazé Morais.
Hoje (10), o Brasil registra cerca de 26 milhões de casos e mais de 635 mil mortes por Covid-19. (Dados da OMS).
FONTE: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes