Ronaldo Braga - O Globo
RIO - Pelo menos 60 porcos criados ilegalmente, às margens da Lagoa da Tijuca, em quatro chiqueiros na favela Rio das Pedras, em Jacarepaguá, foram apreendidos na quinta-feira,durante a operação "Suíno Zero", organizada pela Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca). As vísceras dos porcos abatidos eram despejadas na lagoa, aumentando a contaminação de suas águas, já degradadas por despejos de esgotos. Os animais, mantidos sem as mínimas condições de higiene, eram mortos no local e a carne, segundo o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, era vendida para restaurantes da Barra da Tijuca.
Os nomes dos restaurantes não foram revelados, mas grande parte deles, segundo Minc, era de churrascarias, que forneciam restos de comida para os donos dos chiqueiros, em troca de desconto na compra da carne.
Um caminhão do Batalhão de Polícia Rodoviária da PM transportou os suínos para o curral Itambi, em Itaboraí, onde serão submetidos a exames veterinários. O dono será o fiel depositário dos animais. Já os proprietários dos chiqueiros responderão por crime ambiental.
Minc informou que o local será transformado em área de lazer, com a construção de dois campos de futebol soçaite:
- Assim a faixa marginal será respeitada e a comunidade terá opções de lazer. Os moradores não agüentavam mais o mau cheiro - disse o secretário. FONTE: Globo Online ? RJ