Cada restaurante participante da promoção oferecerá no cardápio um prato à base de carne de cabrito e/ou cordeiro e um drinque à base de uma das 11 marcas de cachaça de qualidade da Bahia. Ao todo, estão envolvidos no evento 300 produtores de cachaça, que deverão ter um faturamento de R$70 mil, e 1,2 mil produtores rurais dos municípios de Juazeiro, Pintadas e Jussara, além de quatro agroindústrias. A estimativa de arrecadação do segmento é de R$350 mil. O Senac também entrou na parceria, treinando os chefs e barmans dos restaurantes para a produção dos pratos e drinques.
"Essa é uma ação cheia de simbolismos, porque valoriza o restaurante voltado para a cultura local e lança um novo olhar sobre a gastronomia regional, além de ter um cunho de ação social", enfatiza Luiz Henrique do Amaral. O entusiasmo é grande também no Sebrae. O coordenador do projeto de ovinos, caprinos e bovinos do órgão, Robério Araújo, lembra que na Europa a carne de cabrito e cordeiro tem status nobre por suas características físicas e organolépticas, de maciez, sabor e textura. O festival, segundo ele, "será um divisor de águas" para os produtores dos segmentos envolvidos, pois pretende mudar conceitos e valorizar produtos "ainda preconceituosamente associados à baixa gastronomia".
Robério Araújo ressalta que a Bahia possui um dos maiores rebanhos de caprinos e ovinos do país e é um dos maiores produtores de cachaça de alambique. O coordenador do projeto de derivados de cana do Sebrae, Paulo Mesquita, chama atenção para a preocupação dos organizadores em "buscar a harmonização entre pratos a partir da carne de cabrito e cordeiro e os drinques à base de cachaça, que remetem à gastronomia sertaneja, com toque de sofisticação para atingir posicionamento de maior valor no mercado".
Entre os restaurantes de Salvador envolvidos no festival, estão Grande Sertão, Gibão de Couro, Cheiro de Pizza, Cantina da Lua, Bongustaio, Mama Bahia, Baby Beef, Jerimum, Carro de Boi, Nacif, Mistura, Bate Arpedi, Bahia Café Hall, Il Maestro, Viña del Mar, Porto Bardauê, Senac, Boi Preto, Babagula, Paraíso Tropical, Gengibre Marina, A Porteira, Sal e Brasa, Ponte Aérea e os hotéis Othon e Fiesta. Participam da ação, também, restaurantes de Feira de Santana, Conquista e dos principais destinos turísticos. FONTE: Correio da Bahia ? BA