NOTA DE REPÚDIO AO DESAGRAVO À PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF
A Marcha das Margaridas repudia a misoginia, o machismo, a violência e a cultura do estupro demonstrada por alguns cidadãos brasileiros que produziram adesivos agressivos e ofensivos com a imagem da presidenta Dilma Rousseff.
Muito mais do que a líder do Poder Executivo de nossa nação, eleita de maneira democrática, Dilma representa toda a população brasileira e, por ser mulher, representa especialmente as mais de 103,5 milhões de mulheres que vivem no Brasil atualmente, que se sentem indignadas e diretamente atacadas por esse ato covarde, irresponsável e criminoso.
O Brasil tem lutado há muitos anos pela igualdade de direitos humanos e, através do feminismo como instrumento de transformação cultural, pelo reconhecimento das garantias dos espaços das mulheres na sociedade. Não podemos permitir que tal retrocesso seja veiculado de forma tão vil, agressiva e permaneça impune. É pela dignidade feminina que nos manifestamos.
Neste momento, milhares de mulheres trabalhadoras rurais do campo, das florestas e das águas preparam-se para a 5ª Marcha das Margaridas, trazendo como lema Desenvolvimento Sustentável com Democracia, Justiça, Autonomia, Igualdade e Liberdade, que será realizada nos próximos dias 11 e 12 de agosto.
A discussão destes temas é ainda mais necessária quando um ato de tamanha torpeza vem a tona com tanta leviandade, desrespeitando toda a população brasileira. Exigimos punição exemplar para os responsáveis pela produção e divulgação dessas imagens, assim como retratação pública, não apenas para a presidenta, mas para todas as mulheres.
CONTAG. CUT, CTB,GT Mulheres ANA,MMTR/NE,UBM;MIQCB, UNICAFES, Articulação de Mulheres Brasileiras. FONTE: Diretoria CONTAG