Da Redação
Técnicos da Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz/MT) orientaram nesta segunda-feira (28.01) mais de 100 representantes dos segmentos de autopeças e produtores de algodão sobre procedimentos a serem adotados para utilização da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Ainda esta semana serão mais três encontros sobre o assunto. Na terça-feira (29.01), às 14h30, com os segmentos de álcool e biodiesel, e na quinta-feira (31.01), às 9h, com os atacadistas, e às 14h30, com os segmentos de alimentação, borracha, leite, couro e frigoríficos.
O assessor de Relações Federativas Fiscais da Sefaz, Múcio Ferreira Ribas, que coordenou a reunião, destaca que a equipe técnica da Sefaz está à disposição para ajudar as empresas a implantarem a sistemática.
O processo de implantação do Programa de Nota Fiscal Eletrônica divide-se em três fases. A primeira é de testes técnicos, de adaptação dos sistemas da empresa à NF-e. A segunda é a de emissão simultânea, na qual há convivência dos dois sistemas de emissão de notas, o tradicional e o eletrônico. Na terceira fase, a empresa credencia-se a emitir NF-es válidas para suas operações.
A Nota Fiscal Eletrônica substitui a versão em papel do documento fiscal por uma versão que possa ser preenchida, transmitida, armazenada e consultada de forma eletrônica. A segurança da conexão é garantida por meio de certificação digital. O processo, além de garantir agilidade e segurança, também contribui para a redução de custos das empresas.
O contador de uma empresa de transportes de Campo Verde, Tito Guarantani, garante que a Nota Fiscal Eletrônica facilita o trabalho tanto para os contribuintes quanto para os contadores, que poderão encaminhar as informações ao Fisco com maior agilidade.
A reunião foi realizada por meio da Superintendência do Centro Integrado de Atendimento ao Cliente (Sciac) da Sefaz, na sede da Fazenda Estadual, em Cuiabá. FONTE: O Documento ? MT