Os agricultores familiares e assentados da reforma agrária ainda podem aderir à renegociação das dívidas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) e do Programa Especial de Crédito para Reforma Agrária (Procera). O prazo da adesão termina nesta sexta-feira (12), limite para os produtores assinarem o termo de liquidação ou reparcelamento do débito.
Os agricultores interessados fazer a renegociação devem procurar o banco e assinar o termo de adesão, instituído pela Lei 11.775/08 (antiga Medida Provisória 432). No termo, devem constar o nome completo e o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Após a adesão, os produtores rurais poderão liquidar totalmente a dívida ou a fazer a amortização mínima, se tiver escolhido pagar o débito em prestações. O agricultor que aderir à renegociação terá novas oportunidades de financiamentos rurais do Pronaf, pois estará apto a tomar novos créditos. FONTE: Fernanda Peregrino, Agência Contag de Notícias