Na manhã deste domingo (11), Philip Alston se encontrou com representantes de organizações não-governamentais como o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) e o Movimento Nacional de Direitos Humanos. Durante a visita, o relator pretende visitar assentamentos dos Sem-Terra e apurar ações de grupos de extermínio no estado.
A agenda de atividades do relator não foi divulgada por questões de segurança. A partir das 9h desta segunda-feira (12), entretanto, está agendado um encontro oficial com o governador Eduardo Campos no Palácio do Campo das Princesas.
Pernambuco é um dos quatro estados brasileiros a receber a visitado relator da ONU. Após a estada no Brasil, Philip Alston vai apresentar ao Conselho de Direitos Humanos da ONU um relatório sobre o respeito aos direitos humanos no país. Já receberam a visita estados de São Paulo e Rio de Janeiro, além do Distrito Federal. O Nordeste é a última parada do relator da ONU no Brasil.
OUTRAS VISITAS
Só no Rio de Janeiro, dez organizações relataram supostos excessos da polícia fluminense no Complexo do Alemão em junho deste ano. Segundo Sandra Carvalho, diretora da ONG Justiça Global, Alston chega ao Brasil preocupado com a situação.
Em São Paulo, o relator da ONU investigou denúncias de execuções sumárias relatadas em maio de 2006 após os ataques da quadrilha que age a partir dos presídios paulistas. Ele também vai analisar a violência contra integrantes das forças de segurança mortos nos ataques.
A visita deve durar, ao todo, 11 dias.
da Redação do pe360graus.com FONTE: Notícias 360 ? PE