Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
GTB 2013
Reivindicações de Reforma Agrária são negociadas com o MDA
WhatsApp

07 de Maio de 2013

TEMAS RELACIONADOS:
gtb 2013

O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, recebeu uma comissão composta por diretores(as) e assessoria da CONTAG, na tarde desta terça-feira (6 de maio), para negociar os pontos da pauta do 19º Grito da Terra Brasil que referem-se à reforma agrária, ao Programa Nacional de Crédito Fundiário, à regularização fundiária, dentre outros.

A audiência também foi acompanhada pelo presidente do INCRA, Carlos Guedes, pelo secretário executivo do MDA, Laudemir Müller, pelo secretário de Reordenamento Agrário, Adhemar Almeida, e pelo secretário de Regularização Fundiária na Amazônia Legal, Sérgio Roberto Lopes.

Primeiramente, o presidente da CONTAG, Alberto Broch, destacou a atenção que o ministro está dispensando à negociação da pauta e reafirmou que a reforma agrária e o crédito fundiário são fundamentais para o desenvolvimento do país. "Infelizmente, o debate sobre a reforma agrária está sufocado no país e dentro do próprio governo. Estamos abertos para fazer um debate interno também, dentro do nosso movimento sindical, até para propor algo novo, aliando a questão ambiental, a produção, dentre outros aspectos. Afinal, não concebemos o nosso projeto político sem a expansão da agricultura familiar."

Broch pontuou também as reivindicações de medidas para a convivência com o Semiárido brasileiro, do desenvolvimento dos atuais assentamentos e de regularização fundiária. "Portanto, queremos extrapolar o nosso diálogo para avançar nessas e em outras políticas. Nesse sentido, reforçamos a importância de termos um momento de negociação diretamente com a presidenta Dilma."

O secretário de Política Agrária da CONTAG, Zenildo Pereira Xavier, trouxe outros elementos para contribuir com a negociação e destacou a importância de se avançar na política de reforma agrária. "A reforma agrária não pode ser apenas um discurso, tem que ser uma política efetiva. Contamos com o apoio do governo para avançarmos."

Em seguida, a assessoria da CONTAG detalhou os pontos da pauta. A Confederação reivindica o assentamento de 100 mil famílias e, para isso, apresentou 459 áreas para desapropriação para fins de reforma agrária, identificadas pelas federações. Outro ponto é a necessidade de revisão do valor limite por família, onde em muitos estados é um impedimento para a realização da reforma agrária. Outra questão reivindicada é a reestruturação do INCRA e MDA, com estrutura e contratação de novos servidores.

PNCF A CONTAG reivindica o benefício do Programa Nacional de Crédito Fundiário para 30 mil famílias. Essa meta foi estipulada levando em consideração que a ação do programa está limitada com o valor do teto atual. A proposta é elevá-lo para R$ 120 mil por família, além de estabelecer um teto regional. Também está na pauta a construção de um plano de recuperação das unidades produtivas.

Foram apresentados ainda os itens referentes aos créditos rurais para a reforma agrária e a pauta de combate à violência no campo, que deve dialogar com a Secretaria de Direitos Humanos (SDH) e com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). "Precisamos discutir com o CNJ também o perfil dos juízes para as Varas Agrárias", defende a Confederação.

INCRA O presidente do INCRA, Carlos Guedes, apresentou algumas mudanças internas que já estão sendo feitas para melhorar o trabalho do instituto. "A CONTAG traz uma contribuição muito grande sobre a forma de fazer reforma agrária atualmente, de forma mais dinâmica, pois vivemos outra realidade. Vivemos outro padrão de ocupação", reconheceu.

Ele debateu também a questão da atualização dos índices de produtividade. "Precisamos sentar com vocês para saber se as áreas que apresentaram têm algum problema com produtividade ou se o impeditivo é outro. Já adiantamos que a nossa meta, para esse semestre, é de pagar 115 áreas. Desse total, 45 são da CONTAG. Agora, precisamos tratar dessas áreas emergenciais.”

Guedes informou que o governo optou por dialogar com os movimentos sociais sobre o tipo de assentamento a ser criado, evitando a inviabilidade dos mesmos. Quanto ao CAD Único, o presidente do INCRA explicou que ele não será o único instrumento para a seleção de famílias a serem assentadas. “A partir do CAD Único as famílias poderão acessar outras políticas, como o Bolsa Família e o Brasil Carinhoso, por exemplo”. Já o ministro esclareceu que, para ser assentada, a família precisa estar no cadastro do INCRA.

Guedes disse ainda que existe a meta de contratação, em 2013, de 30 mil moradias pelo Minha Casa Minha Vida, e outras 43 mil para 2014. Quanto à assistência técnica, a meta é de atingir mais de 300 mil famílias.

Já Pepe Vargas informou que o MDA está solicitando uma audiência com o presidente do CNJ e do STF, Joaquim Barbosa, para tratar de óbice judicial de terras que estão sendo direcionadas para assentamento.

REORDENAMENTO AGRÁRIO O secretário de Reordenamento Agrário, Adhemar Almeida, aproveitou a audiência para adiantar algumas respostas. Ele disse que o governo está avançando bem na titulação de terras. “É bem possível chegar à meta de 100 mil famílias reivindicadas.”

Ele lembrou do avanço conquistado na última revisão do PNCF. No entanto, já acenou para a dificuldade de haver mais mudanças no momento. “Se houver outra mudança no programa, causará em uma maior paralisação na contratação de novos projetos.” Adhemar comemorou a grande de adesão de agricultores à renegociação das dívidas. A SRA/MDA espera que 80% dos projetos com algum tipo de inadimplência façam a adesão.

AMAZÔNIA LEGAL O secretário da Serfal, Sérgio Lopes, informou que houve melhoria na regularização em áreas de fronteira. “Houve um crescimento de 286% de titulação de terras. A meta agora é fazer 18 mil titulações.” No entanto, disse que é preciso avançar nas áreas inalienáveis. Além disso, uma das prioridades da Secretaria será a resolução dos problemas com regularização no estado de Rondônia.

O presidente da CONTAG, Alberto Broch, avaliou positivamente esta primeira audiência do 19º GTB com o ministro do MDA. “A reunião foi bem produtiva e já saímos com algumas decisões. Esperamos avançar ainda mais nas próximas negociações”. As negociações com este Ministério continuam até a realização do Grito da Terra, no dia 22 de maio.

Além de Alberto Broch e de Zenildo Pereira Xavier, a audiência contou com a presença do vice-presidente e secretário de Relações Internacionais, Willian Clementino, do secretário de Finanças e Administração, Aristides Santos, da secretária Geral, Dorenice Flor, do secretário de Assalariados(as) Rurais, Elias D’Angelo Borges, da secretária de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Mazé Morais, e da secretária de Terceira Idade, Lúcia Moura. FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico