Reivindicações
Autonomia Econômica das Mulheres
Autonomia econômica das mulheres se refere à capacidade das mulheres de serem provedoras de seu próprio sustento, assim como das pessoas que delas dependem, e decidir qual é a melhor forma de fazê-lo. Nesse sentido, autonomia econômica é mais que autonomia financeira, já que também inclui o acesso à previdência e serviços públicos.
Baixe o documento: Autonomia Econômica das Mulheres
Bem Comum e Serviços Públicos
O bem comum se refere aos “bens” específicos que são compartilhados e beneficiam todos (ou quase todos) os membros de uma comunidade dada, como os requisitos básicos para uma vida digna: comida, água, terra, moradia, conhecimento e serviços públicos (educação, saúde, energia, etc).
Baixe o documento: Bem Comum e Serviços Públicos
Paz e desmilitarização
Em contextos de guerra, a apropriação do corpo das mulheres é vista como recurso, forma de controle, intimidação ou troféu. Casos de violência sexista são comuns, praticados tanto pelo exército e por grupos paramilitares, como pela comunidade local, cujos homens passam a rechaçar e culpar mulheres vítimas das agressões.
Baixe o documento: Paz e Desmilitarização
Violência contra as mulheres
A violência contra as mulheres é estrutural e é inerente aos sistemas patriarcal e capitalista. É usada como uma ferramenta de controle da vida, corpo e sexualidade das mulheres por homens, grupos de homens, instituições patriarcais e Estados. Apesar de afetar às mulheres como grupo social, cada violência tem um contexto específico e temos que compreender como, quando e por que ocorre a violência contra as mulheres.
Baixe o documento: Violência contra as mulheres