Foto: Daiane da FETAEP
A Regional Sul da CONTAG iniciou na manhã de hoje (4) o Seminário Regional sobre Recursos Hídricos, Energias Renováveis e Modelos de Produção Sustentável para a Agricultura Familiar, na sede da FETAG-RS, em Porto Alegre. As Federações de Santa Catarina (FETAESC) e do Paraná (FETAEP) também estão presentes para o evento, que reúne mais de 40 pessoas, entre dirigentes e assessores dos três estados do Sul.
O anfitrião, Carlos Joel da Silva, presidente da FETAG-RS, deu as boas-vindas aos participantes e enfatizou a necessidade dos Estados trabalharem de forma conjunta esse tema, promoverem a troca de experiências e que as políticas públicas cheguem na ponta, onde está o agricultor, que, infelizmente, ainda não tem acesso às energias renováveis. A secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Rosmari Barbosa Malheiros, disse que estar em Porto Alegre, que integra a Regional Sul da Confederação, era um enorme desafio em função de sua diversidade. “Eu, que sou maranhense, com o Norte e Nordeste bem próximos, em comparação à Região Sul, comparar o meio ambiente e a agricultura são outros enormes desafios. A questão ambiental representa um desafio não só para nós lideranças, bem como para todo o Brasil e o mundo. No entanto, precisamos enfrentá-los, sabedores que a agricultura familiar está fazendo a sua parte”, justificou.
Ao mesmo tempo, Alexandre Leal, diretor de jovens da FETAEP, disse que as bases estão, cada vez mais, cobrando no que diz respeito a recursos hídricos e energias renováveis. “Temos que aprofundar o debate para tirar propostas e levar aos governantes”, observou. O coordenador de Jovens da FETAESC, Adriano Gelsleuchter, diretor de Política Agrária e Meio Ambiente, destacou a importância do seminário no sentido de utilizar as ferramentas, os recursos e, com isso, potencializar a agricultura familiar.
“Discutir de fato aquilo que possa ser realizado e aplicado no dia a dia, através de propostas viáveis e necessárias”. Assim definiu Nestor Bonfanti, vice-presidente da FETAG-RS e diretor de Política Agrícola e Meio Ambiente. O assessor da Regional Sul da CONTAG, José Lourenço Cadoná, explicou que a programação do evento contempla palestras de professores universitários, pesquisadores, técnicos, experiências com biodigestores, energia eólica, solar, sistema hídrico, visita técnica à Ecocitrus, de Montenegro/RS, enfim, pessoas com conhecimento para enriquecer o debate e experiências exitosas dos três estados do Sul. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG-RS - Luiz Fernando Boaz