A comissão ampliada da Regional Sudeste se reuniu nesta quarta-feira (19), na sede da Fetaemg, em Belo Horizonte (MG), para avaliar as atividades de 2010 e construir a agenda para este ano.
A primeira ação de 2011 será um seminário regional com objetivo de levantar demandas para a pauta de reivindicações do Grito da Terra Brasil. O evento acontecerá em São Paulo, nos dias 3 e 4 de março. Outras atividades agendadas são avaliação do GTB e encaminhamentos de projetos da regional, durante os dias 23 e 24 de maio, no Rio de Janeiro.
Já para outubro, foi planejado um seminário regional entre os dias 13 e 15, no Espírito Santo, para tratar de temas do movimento sindical. Esse encontro será direcionado para dirigentes e assessorias das federações e para lideranças rurais. Além disso, a coordenação da regional acompanhará as grandes ações realizadas pelos estados.
Outro ponto aprovado nessa reunião foi a ampliação da comissão da regional. A partir do próximo encontro, os estados contarão também com um representante da terceira idade. Atualmente, além de um dirigente da federação, existe a representação de jovens e de mulheres.
Avaliação – O secretário nacional da Terceira Idade, Natalino Cassaro, participou da reunião e dela faz uma avaliação bastante positiva. “Já foi muito bom porque todos os estados estavam presentes. Outra questão importante é que todos estavam animados e com interesse que a regional caminhe”, avalia.
O coordenador da Regional Sudeste, Pedro Mário Ribeiro, também comemorou os resultados do encontro. “Nós tivemos uma prosa muito boa, muito tranquila, sem criar subterfúgios, muito franca. Esse foi o primeiro momento que a regional fez um planejamento. É um marco”, celebra Pedro. Para o dirigente, o grupo deu um passo importante para se firmar como região. “Todos estão tendo a percepção da necessidade de não olhar só para o seu estado, e sim para região e para o país como um todo”, completa. FONTE: Agência Contag de Notícias - Verônica Tozzi